O que a Abril quer dizer ao mercado?
No mesmo dia em que anunciou a chegada de Walter Longo à presidência do grupo, editora coloca na rua uma campanha de reposicionamento
No mesmo dia em que anunciou a chegada de Walter Longo à presidência do grupo, editora coloca na rua uma campanha de reposicionamento
Luiz Gustavo Pacete
26 de fevereiro de 2016 - 8h47
A notícia da contratação do publicitário Walter Longo como novo presidente do Grupo Abril, divulgada nesta quinta-feira, 25, ocorre no mesmo momento em que a Editora Abril coloca na rua uma nova campanha de reposicionamento. Além de criar o plano de divulgação, a agência Ideal H&K atuou na busca de posicionamento da campanha.
Lançado na quarta-feira, 24, o vídeo que mostra o novo modelo de negócios da empresa foi distribuído via WhatsApp a um grupo de mil contatos entre diretores de marketing, profissionais de agência e outros interlocutores.
“Essa campanha é a consolidação de uma mudança que começou em julho do ano passado com a criação de nosso núcleo de Branded Content. O objetivo é mostrar que a Abril pode contar boas histórias e entregar resultados aliados a uma infinidade de métricas”, diz Tiago Afonso, CMO do Grupo Abril.
Tiago se refere ao Estúdio Abril Branded Content (ABC) e ao Abril Big Data (ABD) que são citados na nova campanha como formas de a editora oferecer uma plataforma completa de serviços. “O que queremos deixar claro é que a Abril possui a liberdade de testar, experimentar e também errar”, explica Afonso.
O envio da mensagem da Abril ao mercado foi possível após sete meses de trabalho interno levando o conceito das mudanças protagonizadas pela empresa para os funcionários e colaboradores. “Não adiantava ir para a rua com nossa oferta de serviços sem ter isso enraizado internamente”, diz Afonso.
Diante de um processo de reestuturação que já dura mais de dois anos, a Editora Abril tem entre seus principais desafios conter as quedas de receitas vindas de negócios tradicionais e ampliar as possibilidades de receita com projetos de branded content. Além de convencer o mercado que possui uma nova estrutura de negócios. “A participação do branded content em nossa receita publicitária pode se tornar cada vez mais relevante”, diz Edward Pimenta, responsável pelo Estúdio ABC.
Em dezembro, em uma entrevista exclusiva ao Meio & Mensagem, Alexandre Caldini, presidente da Editora Abril, ressaltou que o aporte de R$ 450 milhões feito pela Família Civita na empresa no fim do ano passado mostrava que a empresa tem possibilidade de viver uma nova fase nos próximos anos. “Essa verba coroa o compromisso da família com a editora. Acabamos de desenhar uma nova Abril para os próximos sete anos”, disse Caldini.
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