Paulo Castro deixa comando do Terra
CEO global do portal se prepara para sair do grupo no final de outubro; em novembro, Javier Castro assume o cargo
CEO global do portal se prepara para sair do grupo no final de outubro; em novembro, Javier Castro assume o cargo
Bárbara Sacchitiello
1 de outubro de 2015 - 5h14
Paulo Castro, que desde julho de 2012 ocupa o posto de CEO do Terra, se prepara para deixar o cargo. O executivo enviou um comunicado para os funcionário do grupo, informando que se prepara para deixar a empresa e que dedicará os próximos 30 dias a auxiliar o processo de transição de gestão para o novo CEO, Javier Castro.
No comunicado interno, Castro revela que a decisão de deixar o Terra foi muito planejada e avaliada e diz acreditar que sua saída acontece em um momento em que a empresa atingiu uma situação saudável, com um portfólio variado de produtos e um plano de desenvolvimento de negócios sustentando a médio e longo prazo.
Presente na operação do Terra desde o início da formação do negócio – o que lhe confere mais de 20 anos de trabalho na empresa – Castro ocupou diversos cargos e foi responsável por colocar o portal entre as maiores audiências online do Brasil, há alguns anos. Sob sua gestão, o Terra investiu na cobertura de eventos esportivos de grande parte, como Olimpíadas e Jogos Pan-Americanos e criou uma plataforma de música e eventos, como o Festival Planeta Terra. Antes de assumir o cargo de CEO global, ele foi diretor-geral da operação do portal no Brasil.
Nos últimos anos, no entanto, o Terra vem enfrentando dificuldades e, por mais de uma vez, realizou uma ampla reestruturação em sua operação. A mais recente delas aconteceu em agosto deste ano, quando o Terra passou de produtor para curador de conteúdo, demitindo boa parte de sua equipe de redação e focando seu trabalho na publicação de notícias oriundas de diversas fontes. Na ocasião, em entrevista ao Meio & Mensagem, Castro disse que a reestruturação era motivada pela transformação do mercado e não pela crise econômica e que, por isso, era necessário redirecionar os investimentos do portal. Na época, o Terra encerrou suas operações editorias em Porto Alegre, Brasília e Rio de Janeiro e aproveitou apenas 20% do time da redação de São Paulo. Estima-se que os cortes feitos tenham ultrapassado a marca de 150 pessoas.
Nova gestão
A partir de novembro, os negócios globais do Terra ficarão a cargo de Javier Castro, que, até então, era diretor global de canais do grupo Telefônica. Sobre seu futuro, Castro diz que se dedicará a novos empreendimentos.
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