Pesquisa testa alcance da TV digital
Ministério das Comunicações prepara levantamento para identificar se o País está preparado para desligar seu sinal de televisão analógica até 2018
Ministério das Comunicações prepara levantamento para identificar se o País está preparado para desligar seu sinal de televisão analógica até 2018
Meio & Mensagem
24 de julho de 2015 - 8h40
O Ministério das Comunicações se prepara para dar início a uma pesquisa que vai comprovar o alcance da TV digital. O objetivo é identificar se, pelo menos, 93% dos domicílios de cada cidade estão aptos a captar o sinal digital. É a condição para o desligamento da TV analógica em todo o País, que começa em 2016 e se estende até 2018.
A meta de recepção em 93% dos domicílios foi estabelecida pelo Grupo de Implantação da Digitalização da TV (Gired). Esse percentual inclui os lares que assistem à TV livre, aberta e gratuita por transmissão terrestre. Não são considerados os domicílios com acesso ao sinal digital via TV por assinatura ou por meio de antena parabólica.
A pesquisa inclui entrevista pessoal, domiciliar e amostragem representativa da região. O pesquisador também vai verificar se o domicílio tem instalados os equipamentos necessários para receber o sinal da TV digital como antena adequada para recepção e televisor com conversor digital integrado ou aparelho analógico com conversor externo.
O desligamento da TV analógica no Brasil vai começar em abril de 2016, quando o sinal analógico será substituído pelo digital nos televisores de Brasília e de outras 11 cidades de Goiás e de Minas Gerais. Antes disso, um projeto-piloto será realizado na cidade de Rio Verde, em Goiás. A partir de 29 de novembro deste ano, o município já começa a receber exclusivamente o sinal digital de TV.
Em cada cidade onde ocorrer o desligamento, a população será informada um ano antes por inserções na programação televisiva. A letra "A" vai aparecer no alto da tela da TV para indicar que o canal ainda é analógico.Uma tarja com informações como a data do desligamento e as formas de tirar dúvidas sobre o fim das transmissões analógicas também será veiculada. Dois meses antes, também vai aparecer uma indicação no alto da tela com a contagem regressiva para o desligamento.
Na próxima segunda-feira 27, circula encartado com o jornal Meio & Mensagem o especial Telas parte integrante da edição impressa e que trata da migração do sistema analógico da TV aberta para o digital.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King