ProPublica lança portal de notícias na dark web

Buscar

ProPublica lança portal de notícias na dark web

Buscar
Publicidade

Mídia

ProPublica lança portal de notícias na dark web

Organização de jornalismo investigativo é a primeira da grande mídia a criar uma versão na rede Tor


8 de janeiro de 2016 - 5h01

A dark web, área da internet conhecida por permitir conteúdo ilegal, ganhou seu primeiro site de notícias importante esta semana. O ProPublica, organização norte-americana de jornalismo investigativo, anunciou a criação de sua versão oculta na rede The Onion Route (Tor), que hospeda sites não rastreáveis.

O objetivo é garantir que o anonimato de seus visitantes. “Todos devem ter a capacidade de decidir quais os tipos de metadados deixam para trás”, diz Mike Tigas, que trabalhou no desenvolvimento do serviço oculto.

A hospedagem do ProPublica na dark web pode ser o início de uma mudança de perspectiva, que deixa de considerar o ambiente um paraíso de atividades ilícitas e passa a vê-lo como um local que preserva a privacidade. “Ter bons exemplos de sites e outros serviços mostram que o local não é apenas para os criminosos”, diz Tigas.

De acordo com o Wired, o ProPublica também aceita denúncias anônimas em seu servidor SecureDrop, outro serviço oculto da rede Tor.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cenp e Kantar projetam R$ 57 bilhões investidos em compra de mídia em 2023

    Cenp e Kantar projetam R$ 57 bilhões investidos em compra de mídia em 2023

    Novo relatório considera a base do painel do Cenp-Meios e extrapola os valores para as mais de 4 mil agências de publicidade do mercado brasileiro

  • Netflix estreia teaser de série que homenageia Ayrton Senna

    Netflix estreia teaser de série que homenageia Ayrton Senna

    Trailer revela primeiras cenas da produção e traz momentos históricos do piloto com a vitória no GP de Interlagos em 1991