Publicidade digital movimenta R$ 16,4 bilhões no semestre

Buscar

Publicidade digital movimenta R$ 16,4 bilhões no semestre

Buscar
Publicidade

Mídia

Publicidade digital movimenta R$ 16,4 bilhões no semestre

Levantamento do IAB Brasil, em parceria com Kantar Ibope Media, apontou que esse tipo de publicidade cresceu 11% em relação ao mesmo período do ano passado


25 de outubro de 2023 - 16h01

A publicidade digital no Brasil cresceu 11% nos primeiros seis meses deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado. Com isso, a modalidade movimentou R$ 16,4 bilhões no mercado local. Os dados são do Digital AdSpend, assinado pelo Interactive Advertising Bureau (IAB Brasil) em parceria com a Kantar Ibope Media, divulgados nesta quarta-feira, 25.

Publicidade digital (Crédito: Tippapatt/Adobe Stock)

Publicidade digital movimentou mais de R$ 16 bilhões no primeiro semestre de 2023 (Crédito: Tippapatt/Adobe Stock)

Segundo o estudo, os pequenos e médios anunciantes (long tail) aumentaram em 13% seus investimentos e, por isso, alavancaram os resultados nacionais. Dessa forma, eles representaram 75% dos share geral. Por outro lado, os top 50 anunciantes investiram 8% a mais em publicidade digital neste ano e corresponderam a 25% do share.

O relatório apontou também que, na primeira metade deste ano, a compra de anúncios via agências de publicidade correspondeu a 67% do total. Com isso, houve um aumento de 15% nesse tipo de aquisição. Já o aporte aplicado diretamente pelos anunciantes alcançou 33%, com alta de 5% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Devices, formatos e canais

Em relação a dispositivos, os aparelhos móveis totalizaram 76% dos investimentos em publicidade digital, enquanto o desktop chegou a 24%. Sobre os canais, as plataformas de redes sociais receberam a maior parcela do montante (55%), seguidas por search (30%) e publishers e verticais (15%).

No que diz respeito aos formatos, a pesquisa mostrou também que 37% do valor foi direcionado para vídeos – sendo 33% para display, como banners, ads, posts e gifts, e 30% para sites de busca.

Setores da publicidade digital

Cinco principais setores concentraram mais da metade – ou seja, 60% – do investimento em publicidade digital. Os destaques foram o comércio (27%), serviços (13%), mídia e conteúdo (8%), eletrônicos e informática (6%) e financeiro securitário (6%).

Os outros 40% do montante aplicado incluem 22 setores, como higiene pessoal e beleza; educação; cultura, lazer, esporte e turismo; alimentos; e automotivo. Bebidas, telecomunicações, vestuário e acessórios, farmacêutico, administração pública e social também fazem parte desse grupo.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Band já garante quatro marcas na cobertura do São João do Nordeste

    Band já garante quatro marcas na cobertura do São João do Nordeste

    Veículo mostrará as principais festas da região Nordeste pelas emissoras afiliadas e também pelo Bandplay

  • Após 28 anos, ICQ deixará oficialmente de existir

    Após 28 anos, ICQ deixará oficialmente de existir

    Programa de mensagens, muito popular nos anos 2000, deixará de funcionar em junho, segundo sua empresa proprietária, a russa VK