Mídia
Publicidade digital movimenta R$ 16,4 bilhões no semestre
Levantamento do IAB Brasil, em parceria com Kantar Ibope Media, apontou que esse tipo de publicidade cresceu 11% em relação ao mesmo período do ano passado
Publicidade digital movimenta R$ 16,4 bilhões no semestre
BuscarPublicidade digital movimenta R$ 16,4 bilhões no semestre
BuscarLevantamento do IAB Brasil, em parceria com Kantar Ibope Media, apontou que esse tipo de publicidade cresceu 11% em relação ao mesmo período do ano passado
Caio Fulgêncio
25 de outubro de 2023 - 16h01
A publicidade digital no Brasil cresceu 11% nos primeiros seis meses deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado. Com isso, a modalidade movimentou R$ 16,4 bilhões no mercado local. Os dados são do Digital AdSpend, assinado pelo Interactive Advertising Bureau (IAB Brasil) em parceria com a Kantar Ibope Media, divulgados nesta quarta-feira, 25.
Publicidade digital movimentou mais de R$ 16 bilhões no primeiro semestre de 2023 (Crédito: Tippapatt/Adobe Stock)
Segundo o estudo, os pequenos e médios anunciantes (long tail) aumentaram em 13% seus investimentos e, por isso, alavancaram os resultados nacionais. Dessa forma, eles representaram 75% dos share geral. Por outro lado, os top 50 anunciantes investiram 8% a mais em publicidade digital neste ano e corresponderam a 25% do share.
O relatório apontou também que, na primeira metade deste ano, a compra de anúncios via agências de publicidade correspondeu a 67% do total. Com isso, houve um aumento de 15% nesse tipo de aquisição. Já o aporte aplicado diretamente pelos anunciantes alcançou 33%, com alta de 5% na comparação com o mesmo período do ano passado.
Em relação a dispositivos, os aparelhos móveis totalizaram 76% dos investimentos em publicidade digital, enquanto o desktop chegou a 24%. Sobre os canais, as plataformas de redes sociais receberam a maior parcela do montante (55%), seguidas por search (30%) e publishers e verticais (15%).
No que diz respeito aos formatos, a pesquisa mostrou também que 37% do valor foi direcionado para vídeos – sendo 33% para display, como banners, ads, posts e gifts, e 30% para sites de busca.
Cinco principais setores concentraram mais da metade – ou seja, 60% – do investimento em publicidade digital. Os destaques foram o comércio (27%), serviços (13%), mídia e conteúdo (8%), eletrônicos e informática (6%) e financeiro securitário (6%).
Os outros 40% do montante aplicado incluem 22 setores, como higiene pessoal e beleza; educação; cultura, lazer, esporte e turismo; alimentos; e automotivo. Bebidas, telecomunicações, vestuário e acessórios, farmacêutico, administração pública e social também fazem parte desse grupo.
Compartilhe
Veja também
Porta dos Fundos terá especial de Natal no Kwai
Especial de Natal do Ed e Nabote terá quatro episódios disponibilizados no formato de mininovelas com exclusividade na plataforma
Gemini, novo modelo de IA do Google, chega ao Brasil
Modelo de IA multimodal, com capacidade de organizar, compreender, operar e combinar diferentes tipos de informação, chega a mais de 170 países, inserido no Bard