Quatro fatos sobre a venda da Time
Com o desembolso de US$ 2,8 bilhões, Meredith busca trazer maior credibilidade ao seu portfólio
Com o desembolso de US$ 2,8 bilhões, Meredith busca trazer maior credibilidade ao seu portfólio
Luiz Gustavo Pacete
28 de novembro de 2017 - 8h44
O grupo de mídia Meredith Corp., dono de títulos como Better Homes & Gardens e AllRecipes, oficializou, nesta segunda-feira, 27, uma oferta de US$ 2,8 bilhões pela Time Inc, dona da revista homônima e também de outras marcas como Fortune e Sports Illustrated.
Grupo Meredith faz oferta pela Time
Por trás do negócio, que envolve uma dívida bilionária, está um momento conturbado para o grupo que edita a Time e a busca da Meredith em trazer maior credibilidade ao seu portfólio.
Eduardo Tessler, consultor de mídia, lembra que há pouco o grupo recusou proposta semelhante de três investidores ligados à Warner Music. Tessler ressalta os ganhos da Meredith em incorporar títulos tão renomados e faz algumas considerações sobre o negócio:
Das causas:
Problemas financeiros
A empresa tem uma dívida de cerca de US$ 1 bilhão.
Estratégia digital
O grupo tem ótimas marcas, mas chegou tarde no mundo digital. Talvez assustado pelo naufrágio da concorrente Newsweek – que tentou pular do papel ao 100% digital e, também sem planejamento, teve de voltar ao papel —, a Time (carro-chefe da companhia) ainda se considera uma revista semanal de informação, e não uma marca multiplataforma. O modelo de negócios é quase que totalmente baseado no papel.
Das oportunidades:
Enriquecimento de portfólio
A Meredith tem uma ótima operação digital, mas está focada em um mercado limitado: as donas de casa, em geral. Tem potencial de crescer muito com novos nichos ao incorporar títulos como Time, Sports Illustrated, Fortune, Enterteinment Weekly.
Negócio
Foi um bom negócio para aumentar o público-alvo, uma vez que a operação com as marcas da Meredith estavam se esgotando. Mas o preço pago é alto para uma empresa que vem perdendo espaço em seu negócio — queda em assinantes, queda em publicidade, queda em relevância. Mas um dos poucos grupos que podem aproveitar os ativos da Time Inc (audiência) e transformar isso em dinheiro é o Meredith. Talvez dê certo. É mais barato comprar a reputação das marcas da Time do que lançar novos títulos para “fabricar” audiência.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King