TV Cultura comemora 45 anos
Emissora retoma expansão da rede e investimento em licenciados
Emissora retoma expansão da rede e investimento em licenciados
Meio & Mensagem
16 de junho de 2014 - 1h48
O jovem bruxo Nino habita um lugar encantado, conhecido como Castelo Rá-Tim-Bum, e anda um tanto escondido. Mas deve voltar a aparecer neste 2014, ano em que a TV Cultura celebra seu 45º aniversário e sua atração infantil mais famosa, além de diversas outras marcas que deixou na história da televisão brasileira.
A programação infantil sempre foi a estrela da emissora da Fundação Anchieta, desde a versão de Vila Sésamo na década de 1970 — que deve retornar. Atualmente, o principal produto para crianças é o Quintal da Cultura, mas também se destaca o seriado Pedro e Bianca, que conquistou recentemente um Emmy Kids Awards e um Prix Jeunesse International.
A comemoração do aniversário em si será acompanhada de grandes anúncios. As vinhetas foram reformuladas, ressaltando a trajetória da emissora. Atrações como Roda Viva, Metrópolis, X-Tudo, Fábrica do Som e Repórter Eco serão comandadas por antigos apresentadores ou convidados ilustres. A programação da madrugada será recheada com programas que marcaram a história do conglomerado. A volta do Castelo Rá-Tim-Bum depende só do levantamento de direitos. O infantil também terá sua festa particular de 20 anos. Uma das principais comemorações será a exposição no Museu da Imagem e Som de São Paulo, de 16 de julho a 12 de outubro.
Contas em dia
Há um ano Marcos Mendonça deu início a seu segundo mandato como presidente da instituição, quando a TV Cultura estava mergulhada numa dívida que, segundo auditoria da BDO, chegava a R$ 43 milhões. “Começamos um regime de guerra. Consegui que o governo do Estado desse R$ 17 milhões. O restante, R$ 26 milhões, economizamos. Terminamos 2013 com R$ 300 mil, sem nenhuma dívida para 2014”, afirma Mendonça. Em 2013, a TV Cultura recebeu R$ 90 milhões do governo do Estado. Seu orçamento é de cerca de R$ 200 milhões ao ano — o restante é fruto de anúncios, patrocínios e outros contratos.
Sanadas as contas, a retomada da rede nacional se tornou prioridade. A TV Cultura firmou novo acordo com a EBC, que possibilitou retomar a abrangência nacional. A Fundação Anchieta agora reúne um grupo de 70 afiliadas — antes do novo acordo eram 40.
Entre as novidades para o ano está a expectativa da criação de canais específicos para música e documentário na TV paga. Na TV digital, a emissora lançará um novo canal de educação, próximo à TV Univesp, direcionado aos universitários.
A íntegra desta matéria está disponível na edição 1614, de 16 de Junho, exclusivamente para assinantes de Meio & Mensagem, nas versões impressa e também para tablets iOS e Android.
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