Twitter comemora oito anos
Brasil é um dos cinco maiores mercados globais para a empresa. Produtos mobile e parcerias com publishers, emissoras de TV e clubes esportivos são foco da rede para a região
Brasil é um dos cinco maiores mercados globais para a empresa. Produtos mobile e parcerias com publishers, emissoras de TV e clubes esportivos são foco da rede para a região
Meio & Mensagem
19 de abril de 2014 - 3h18
Por José Saad Neto, do ProXXIma
O Twitter comemora oito anos nesta semana, mais especificamente no dia 21 de março, com números que sinalizam o potencial da rede para os negócios. São mais de 241 milhões de usuários ativos por mês, 500 milhões de tweets enviados por dia e 400 milhões de visitantes únicos mensais. Neste cenário, o Brasil se posiciona como um dos cinco maiores mercados em número de usuários e faturamento, garante o diretor-geral da operação brasileira, Guilherme Ribenboim. “Não podemos abrir os números pois temos ações negociadas em bolsa, mas certamente o Brasil está no TOP 5 e, justamente por isso, tem nossa atenção e está no foco global da rede”, garante o executivo.
A operação local também faz aniversário. Há pouco mais de um ano, o Twitter mantém executivos dedicados ao mercado brasileiro. Hoje, são 40 funcionários divididos entre os escritórios de São Paulo e Rio de Janeiro. “Desde que instalamos a equipe aqui, há 13 meses, registramos o incremento de de 40% para 64,7% no número de usuários que utilizam o aplicativo nos celulares”, comemora Ribenboim.
E por falar em celulares, este é um dos focos principais de atuação do Twitter no Brasil. Pesquisas internas junto aos usuários locais apontam que 70% deles têm interesse em assuntos e conversas em tempo real no microblog. “Não há plataforma melhor do que o mobile para esse tipo de conteúdo”, explica Rafael Dahis, gerente de produto do microblog. “Por isso, temos desenvolvido funcionalidades e interfaces para todos os tipos de smartphones, inclusive os mais simples, os chamados celulares de entrada, por conta de um comportamento dos usuários brasileiros”, explica o exeutivo, que se divide entre os esritórios de São Paulo e San Francisco.
Segunda tela e segmentação
A utilização do Twitter como segunda tela já não é novidade. A grande questão é que, cada vez mais, a rede social utiliza este potencial para conventer audiência e tweets em negócios. “Temos feito um trabalho de mapear a audiência a partir dos interesses dos anunciantes. Se a Volkswagem quer, por exemplo, que sua publicidade chegue a todos os usuários que twetam sobre o Glee, isso já é possível”, afirma Cadu Aun, diretor comercial e de publicidade da rede. Ele garante que uma exposição promovida aumenta em até 22% a visibilidade do tweet.
Parcerias com emissoras de televisão brasileiras, como Multishow e GNT, também está no foco da rede social. “Não podemos ignorar o potencial dessa mídia, a mais poderosa do mundo. Mas acreditamos que podemos moldar ainda mais a experiência de assistir televisão. Estamos contruindo a televisão do futuro”, analisa Ribenboim.
Os brasileiros no Twitter
No TOP 5 em número de usuários, o Brasil recebe toda atenção do Twitter não por acaso. Em média, os usuários brasileiros twitam e retwitam mais do que os de outros países. Por aqui, também comentamos mais sobre a programação da TV, prova da força dessamídia. E também formamos mais comunidades em torno de fãs. “Os brasileiros também são muito interessados em serviços e informações de utilidade pública, como trânsito”, finaliza Dahis.
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