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Vero quer atrair usuários de outras redes

Plataforma foca em usabilidade e feed cronológico para abocanhar parte do público egresso de redes como Facebook


14 de março de 2018 - 16h55

Créditos: divulgação

Apesar de manter o aumento de audiência nos EUA, o Facebook perdeu em 2017, no país, 2,1 milhões de usuários com menos de 25 anos. Parte disso se deve ao problema de imagem pública gerada pelo escândalo da interferência russa durante a eleição à presidência. Por outro lado, há o interesse decrescente do usuário por mecanismos como o news feed, que é organizado por algoritmos. A migração de usuários do Facebook pode justificar, em parte, o sucesso da Vero.

A rede social foi ao ar em 2015, mas nas últimas semanas ganhou notoriedade pelo crescimento no número de usuários. O aplicativo chegou a estar na frente do chinês WeChat e Periscope em número de downloads na App Store. Neste primeiro momento, novos usuários não precisam pagar pelo serviço, mas o plano do aplicativo é que ele seja financiado por assinaturas futuramente.

Mesmo assim, ainda está longe da base de usuários das plataformas do Facebook. A expectativa da eMarketer para o Instagram é de que, em 2018, a plataforma cresça sua base em 13%, cerca de 100 milhões novas assinaturas.

A reportagem do Meio&Mensagem coletou a opinião de publicitários sobre a plataforma.

Paulo Aguiar, diretor executivo de criação da Sapient AG2

“Eu estou achando promissor, mas um pouco lento. Normalmente quando surge uma nova rede, ela pega tração um pouco mais rápido. Tem uma proposta legal de design. Outro ponto positivo é a possibilidade de compartilhar com níveis diferentes de amizade. Isso tem tudo a ver com a forma que compartilhamos conteúdo hoje.

“Na questão da usabilidade, não tem nada de inovador. É bem simples. O que ajuda, porque é fácil de aprender a usar. Achei que mais pessoas iriam aderir. Por isso que eu não estou tão confiante que vai bombar. No Brasil, o sucesso dele depende de quem usa a rede. Se o Neymar Jr. postar uma foto da plataforma, acho que eles estão feitos. Mas não vejo esse movimento”.

 

Créditos: divulgação

Luíse Bello, community manager da W3haus

“Entrei e, no início, não mexi em muita coisa. Por ainda não ter muita gente, não tem muito o que fazer. Eu acho que é uma plataforma com um visual muito bacana. Causa estranhamento por ser nova. Mas achei que conforme o usuário vai participando mais, esse estranhamento se quebra.

“É difícil falar se vai bombar ou não. Ela está num momento de atrair atenção. Eu acho que quando pensamos em redes sociais gratuitas, como Facebook e Instagram, os usuários não vão querer pagar. O que a Vero vai oferecer para valer a pena para o usuário pagar? Esse modelo de negócio faz muito sentido quando você pensa em solucionar a questão do algoritmo e dos anúncios, que é uma reclamação de certos usuários. Estou um pouco cética.

“Já a colocação das marcas na Vero vai depender antes de tudo da entrada dos usuários na rede. Ainda é cedo para saber como isso vai acontecer porque, ainda que tenha havido muitos downloads, não existe um comportamento do usuário estabelecido. Muita gente baixa por curiosidade, mas não investe muito tempo na rede porque não tem muita gente lá. Além disso, a ausência de anúncios não foi um impedimento para que marcas estivessem no Instagram, por exemplo, na época em que eles ainda não eram permitidos na plataforma — e elas fizeram isso obviamente porque as pessoas já estavam lá. Por enquanto, ainda não podemos dizer o mesmo sobre a Vero.”

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Adeus, Facebook

Lúcio Freitas, diretor de estratégia e interatividade da Talent Marcel

“A primeira impressão que tive é de uma rede muito moderna. É super estruturada na questão dos features, e tem uma usabilidade muito boa.

“Existe uma demanda por uma nova rede, e eles chegam com uma proposta diferente, baseada em algumas carências do Facebook. O que vai definir se vai fazer sucesso ou não é se seus amigos estiverem lá. Por isso eles precisam investir em aumento da base. Quase ninguém do meu círculo está na rede. Por conta disso, minha experiência foi muito frustrante.

“Na questão da publicidade, ainda é muito cedo para falar como as marcas poderiam se inserir na Vero, até porque eles se dizem uma rede social livre de anúncios”.

 

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