Mídia

Yahoo ressalta importância do mobile no Brasil

Em um encontro entre agências e anunciantes, pesquisa mostra dados sobre o mercado de mobile pouco explorado no país

i 26 de junho de 2012 - 4h50

O Yahoo Brasil apresentou nesta terça-feira, 26, o estudo Mobile Modes, realizado em parceria com o Instituto Ipsos, revelando dados exclusivos dos hábitos de consumo de internet dos brasileiros. Após a apresentação da pesquisa, o Yahoo promoveu um debate sobre o panorama do mercado de mobile no país com a participação de um representante de cada área envolvida: anunciante, agência, veículo e associação.

A apresentação da pesquisa ficou por parte de Beth Capdevila, responsável pela área de pesquisa do Yahoo para a América Latina e mercados hispânicos. Na atualidade, o Brasil conta com 45 milhões de usuários móveis, que variam entre faixa etária, classe social e sexo. Mas fato é que todos estão conectados de alguma forma, seja para entretenimento, para trabalhar, ou por simplesmente estar. Ponto importante apresentado por Beth é que já há a consciência de que o mobile não substitui o PC, mas o complementa. De acordo com a pesquisadora, a análise identificou que a publicidade no meio móvel é mais aceita do que a propaganda online tradicional.

A forma de utilizar os dispositivos para se comunicar também mudou. Quatro a cada cinco participantes disseram que fazem uso dos celulares com aplicativos de mensagens instantâneas, enquanto 77% usam seus smartphones ou tablets para verificar e enviar e-mails. O uso dos dispositivos móveis como ferramenta de compartilhamento de fotos também chama atenção, sendo que dos 53% entrevistados usam esta tecnologia.

A pesquisa foi realizada com brasileiros entre 14 e 54 anos que usam a internet pelo menos uma vez por semana, sendo 62% via smartphone e 28% via tablet. A pesquisa foi dividida em módulos de uso. Os maiores acessos via internet móvel, entre os brasileiro, são:

• 93% – Connect – IM, e-mail, redes sociais, compartilhar conteúdo
• 86% – Entertain – Ouvir música ou fazer uso de jogos e acessar vídeos e notícias sobre entretenimento
• 85% – Search – Usar ferramentas de busca
• 81% – Manage – Executar atividades da vida diária como pagar conta ou acompanhar os movimentos da bolsa de valores
• 80% – Inform – Ler notícias ou acessar vídeos e artigos educacionais
• 75% – Navigate – Usar mapas ou sistemas de GPS
• 74% – Shop – Comprar ou fazer comparativos de preços de bens e serviços

De acordo com Diego Higgins, gerente sênior do Yahoo Mobile, o número crescente desse uso no Brasil se da graças à diversidade de planos que as operadoras oferecem. “Hoje, 80% dos acessos via celular são de planos pré-pagos”, conta.

Mercado
O debate entre os profissionais contou com as presenças de Marcio Chaer, da Mobile Marketing Association, Guilherme Gomide, da Agência Casa – JWT, e Rodrigo Moretz, da Unilever. O ponto principal da discussão foi relacionado à cultura de mobile. De acordo com Chaer as agências e os anunciantes precisam pensar à partir do mobile. “Acontece muito de adaptarem as campanhas de online para o mobile, o resultado nunca será bom”, conta. Por isso, Gomide contou da experiência que fizeram na agência, levando os profissionais para workshops, palestras e seminários. “Estamos trabalhando na capacitação dos nossos profissionais, pois deve ser pensamento estratégico para mobile”. De acordo com Moretz, o Brasil está em um bom nível, com executivos que estão cobrando boas campanhas. “Este ano tivemos pela primeira vez a categoria mobile em Cannes, ou seja, as campanhas devem ser bem criada. E não é só a agência que vê isso, o mais alto escalão das marcas estão cobrando isso dos departamentos de marketing, que consequentemente cobram as agências. O pensamento mobile, assim como para cada mídia específica, já existe”, explica.

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