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Mídia

YouTube incorpora tecnologia criada no Brasil

A Vogon permite diferentes versões de um mesmo vídeo e foi lançada nesta segunda-feira como Director Mix


25 de setembro de 2017 - 7h26

O escritório do Google no Brasil, há anos, deixou de atuar somente como uma célula comercial e transformou-se em um importante centro de desenvolvimento de novas tecnologias. Muitos dos testes e produtos desenvolvidos por aqui podem virar referência para a empresa em escala global. E um dos exemplos mais recentes deste potencial é o anúncio que Diya Jolly, product manegement do Google, fez nesta segunda-feira, 25.

A executiva anunciou o lançamento do Director Mix, ferramenta que no Brasil foi chamada de Vogon. Ela tem o objetivo de simplificar o processo de criação de diferentes versões do mesmo vídeo adaptando o conteúdo a cada tipo de público. “As marcas nos fornecem os blocos de construção do anúncio, como, por exemplo, diferentes locuções, fundos e textos, e nosso sistema criará várias versões para os diversos segmentos de audiência”, escreveu Diya.

Fora do Brasil, a tecnologia já foi utilizada pela Campbell’s Soup que modificava o vídeo a ser entregue de acordo com as pessoas que estavam assistindo.“Por exemplo, se você clicou para assistir vídeos de Orange is the New Black, você veria um anúncio perguntando: ‘a comida que você prepara faz com que o que é servido na prisão pareça bom? Temos uma sopa para isso”. A Digi, empresa de telefonia da Malásia, usou o Vogon em uma campanha do Digi Music, seu aplicativo de música. Os anúncios customizados eram baseados no artista que o internauta estava assistindo no YouTube.

“Quando entrei no Google e conheci a área de gTech. Analisando todo o potencial de insights e entendendo as necessidades locais dos clientes, fui conversar com a área para tentar desenvolver uma ferramenta que ajudasse agências e clientes na criação de vídeos dinâmicos com mensagens e insights locais adequados às necessidades de cada região”, diz Mônica Carvalho, diretora de negócios no Google Brasil, e responsável pela ideia.

O primeiro case utilizando a lógica da ferramenta foi o “Share a Coke”, onde as latinhas da Coca foram personalizadas com nomes de pessoas. A empresa fez o mesmo no YouTube, onde cada peça continha o refrigerante com o nome customizado para o vídeo a ser assistido. Ao ver um vídeo do Michael Jackson, o usuário via uma lata ou garrafa com os dizeres “Dividindo uma Coca com o Rei do Pop”, ao ver um vídeo sobre o Flamengo, o refrigerante tinha o tema de flamenguistas.

No Brasil, o Vogon também foi utilizado pelo Mercado Livre que, no ano passado, lançou a campanha “Baseado em comentários reais”. Foram mais de 16 formatos diferentes de anúncios desenvolvidos em parceria com o YouTube. A Claro desenvolveu o “PREzão da Claro dura mais que piada antiga”utilizando a ferramenta para promover seu plano.

Vídeo explicando a aplicação de Vogon para a Campbell´s Soup:

 

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