A nova era da inovação ou o fim do mundo
Doreen Bogdan-Martin, secretária-geral da União Internacional de Telecomunicações, analisa o papel do setor para o mundo alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU até 2030
Doreen Bogdan-Martin, secretária-geral da União Internacional de Telecomunicações, analisa o papel do setor para o mundo alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU até 2030
Fernando Murad
27 de fevereiro de 2023 - 14h08
A história da indústria da telecomunicação começa em 1865, com o telégrafo, e completa em 2023 50 anos do lançamento do primeiro telefone móvel. O total de 5,4 bilhões de pessoas conectadas pela tecnologia da indústria demonstra sua evolução. Para Doreen Bogdan-Martin, secretária-geral da União Internacional de Telecomunicações (ITU, na sigla em inglês), a inteligência artificial (IA), o 5G e o cloud criarão uma nova era da inovação.
“Não podemos separar as pessoas da tecnologia. Nosso único limite é a imaginação e a indústria pode liderar a transição para a retomada para atingir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU até 2030”, afirmou Doreen.
A executiva traçou três possíveis cenários que estão diante da humanidade. No primeiro, fazemos as transformações necessárias e todas as pessoas passam a ter as tecnologias digitais que precisam para suas atividades.
No segundo, conseguimos encurtar as barreiras sobre a inclusão digital, mas não realizamos todas as transformações necessárias para a sustentabilidade do planeta. Por fim, no terceiro cenário, falhamos completamente e a crise climática nos abate.
Como forma de alcançar o primeiro cenário, a ITU propõe quatro ações: harmonizar o espectro de radiofrequência e as órbitas dos satélites, o desenvolvimento de padrões técnicos globais, a promoção do desenvolvimento digital no hemisfério sul e a união da indústria em torno dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Doreen Bogdan-Martin, secretária-geral da União Internacional de Telecomunicações (crédito: Fernando Murad)
“2,7 bilhões de pessoas ainda estão desconectadas. Precisamos nos unir pois falhar não é uma opção. A tecnologia digital pode ajudar a alcançarmos a meta. Não podemos deixar ninguém para trás. O futuro digital é aberto, livre e seguro”, projetou Doreen.
Segundo ela, a iniciativa ITU Partner2Connect Digital Coalition alcançou a marca de US$ 30 bilhões em compromissos globais para universalizar a internet no planeta.
Compartilhe
Veja também
Como o recommerce está transformando o consumo de eletrônicos
Avanços em inteligência artificial devem impactar o comércio circular e a sustentabilidade nos próximos anos
OpenAI: agentes de IA se tornarão tão importantes quanto apps
Declaração é do presidente do conselho de administração da proprietária do ChatGPT, Brett Taylor