DE 26 A 29 DE FEVEREIRO DE 2024 I BARCELONA – ESP

Opinião

Inteligência Artificial: Futuro ou realidade?

Vale refletir em como essa ferramenta tecnológica deve impactar no ecossistema digital e, consequentemente, no hábito de consumo


1 de março de 2023 - 12h17

(Crédito: Shutterstock)

Além da aceleração do 5G, a inteligência artificial (IA) vem sendo um dos destaques da edição deste ano do Mobile World Congress (MWC) aqui em Barcelona. Assim, vale refletir em como essa ferramenta tecnológica deve impactar no ecossistema digital e, consequentemente, no hábito de consumo.

Entre as tecnologias que vêm sendo apresentadas no MWC e contém inteligência artificial destaco os assistentes virtuais, conhecidos também como chatbots, tal como o ChatGPT e outras plataformas. De acordo com o Tech Trends 2023, estudo realizado pela Deloitte, a expansão da inteligência artificial deve trazer um impacto em ecossistemas e arquiteturas descentralizadas. Já o estudo “Avanços na cultura organizacional baseada em dados, analytics e IA”, produzido pela consultoria IDC, indica que o Brasil é o país mais avançado no uso de IA na América Latina, o que, na minha visão, é algo fundamental para o desenvolvimento das empresas do país.

Com relação à publicidade digital, essas ferramentas devem facilitar a produção dos conteúdos como textos, imagens, vídeos ou trilhas sonoras e, consequentemente, podem ser uma forma de otimizar as campanhas publicitárias com ganho de tempo em produção, pesquisa, entre outras questões. Ressalto, também, que essas novas ferramentas podem ser aliadas das marcas na busca pela retenção de atenção dos usuários, com estratégias mais assertivas vindas de aprendizados de máquina.

Também despertou interesse por aqui a apresentação de dois robôs denominados CyberOne e CyberDog, um robô humanóide e um cão robô respectivamente, que foram lançados pela fabricante de eletrônicos chinesa Xiaomi e possuem um supercomputador de IA. Essas tecnologias, inclusive, pareciam apenas ficção científica, mas já estão provando ser parte de uma realidade muito próxima.

Penso que a inteligência artificial será fundamental para viabilizar tarefas que antes consumiam muito tempo e que agora podem ser realizadas rapidamente. então devemos tirar partido da tecnologia, e estar cada vez mais imersos nessa nova onda, caso contrário os nossos modelos de negócios poderão ser afetados negativamente, até porque demoramos séculos para chegarmos até a Revolução Industrial, mas por outro lado necessitamos de apenas uma década para sairmos de uma tecnologia primária para formas mais avançadas. Então, fiquemos atentos aos próximos lançamentos que envolvam inteligência artificial não apenas no MWC, mas também nos próximos anos, pois não trata-se apenas do futuro, já faz parte da nossa realidade.

Publicidade

Compartilhe