Assinar
De 3 a 6 de março de 2025 I Barcelona – ESP
Opinião

Impressões do primeiro dia no MWC 2025

O primeiro dia da MWC 2025 trouxe uma impressão extremamente positiva, confirmando nossas expectativas de um reaquecimento na indústria


4 de março de 2025 - 13h14

O primeiro dia da MWC 2025 trouxe uma impressão extremamente positiva, confirmando nossas expectativas de um reaquecimento na indústria. Vimos muitas soluções que tem potencial para trazer economia em escala, parcerias estratégicas e inovações. Os grandes catalisadores de mudança são a IA e suas variações incríveis, como IA generativa e Agentic AI, a conectividade inteligente que destrava oportunidades em toda a indústria, e uma vasta gama de dispositivos que habilitam novas jornadas transformacionais.

Dispositivos Inovadores

No pavilhão 4YFN (4 Years From Now), o setor de saúde foi um dos principais destaques. Entre as inovações, vimos dispositivos para diagnóstico e tratamento médico, como o “pirulito inteligente” da The Smart Lollipop e o “patch” da Heecap para pacientes com ventilação mecânica. Também foram apresentadas soluções de dispositivos para profissionais de saúde e para melhorar a convivência com doenças como Parkinson. São inovações que confirmam previsões e tendências de dois anos atrás e os casos de usos mais disruptivos se tornam realidade.

Conectividade Inteligente

No campo da conectividade inteligente, observamos inovações que buscam potencializar a computação de dados e a IA para promover a sustentabilidade, além de soluções que trazem flexibilidade em qualidade e cobertura de conectividade. Ferramentas que permitem aos usuários calcular sua pegada de carbono pessoal e receber recomendações personalizadas para reduzi-la, com base em tecnologias e hábitos sustentáveis, foram destaque.

Um conjunto de empresas formadas pelo cliente AltaGas, integrador Accenture e fornecedores de tecnologia e conectividade Service Now e AT&T apresentou um case relevante no painel de Connected Industries propondo um novo modelo de serviços compartilhados para o setor de telecomunicações, explorando a colaboração entre provedores de tecnologia, fabricantes e operadoras móveis para aumentar eficiência operacional de forma prática e ágil.

Drones e Cobertura de Celular

Outro destaque foi a evolução das células de cobertura de celular usando drones, conhecidas como Cell on Wings ou “Células com Asas”. São drones profissionais de grandes dimensões que podem irradiar sinal 5G para áreas de até 25-30 km² por mais de duas horas contínuas. A evolução dessa tecnologia, já existente há anos na realidade se deve ao uso em massa de IA embarcada atualmente, que permite aos drones navegarem de maneira autônoma, ajustando rotas em tempo real para evitar bloqueios de sinal e otimizar a cobertura. Além disso, algoritmos de IA ajudam a prolongar a vida da bateria e prever falhas antecipadamente, aumentando a resiliência da cobertura.

Essas soluções já estão sendo utilizadas em grandes eventos, reservas naturais, terrenos remotos e durante desastres naturais, mas podem naturalmente serem utilizadas na indústria em casos em que hoje há o uso de Cell on Wheels, ou células sobre rodas.

Dia cheio, muitas novidades e é apenas o começo!

Publicidade

Compartilhe

Veja também