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Opinião

Volume de dados e a proteção aplicada em serviços de telecomunicações

Diante da grande concentração de dados que acabam sendo armazenados em provedores de telecom, há uma preocupação bastante evidente por parte de executivos e profissionais de segurança


1 de março de 2024 - 17h45

A proteção de dados em serviços de telecomunicações tem desempenhado um papel fundamental, especialmente diante da era em que a conectividade é onipresente.  

Neste segmento, um dos principais desafios pode ser a garantia da integridade e a confidencialidade das informações transmitidas por meio de diferentes redes, o que idealmente deve culminar não somente no cumprimento de regulamentações de privacidade, mas também na implementação de medidas robustas de criptografia, gestão de identidades e autenticações, além de políticas e protocolos de prevenção contra vazamentos. 

Diante da grande concentração de dados que acabam sendo armazenados em provedores de telecom, há uma preocupação bastante evidente por parte de executivos e profissionais de segurança. 

Vendo uma pesquisa da Hitachi Vantara notei alguns dados bastante significativos que me chamaram a atenção, dentre eles o que aponta que, em média, grandes empresas estão acumulando 35 petabytes (PB) de dados ao longo de seus sistemas e que 69% da liderança responsável pelas organizações temem ter dificuldades em identificar violações de dados a tempo devido a esse volume. Além disso, 68% demonstram apreensão quanto à resiliência de suas infraestruturas e segurança de dados para recuperar informações após possíveis ataques de ransomware. 

O cenário de segurança atual nos mostra que é preciso ir além e pensar cada vez mais em formas de segurança multifacetadas, com abordagem cada vez mais holística. A ISO 27001, por exemplo, contribui para que o “dever de casa” seja feito, uma vez que, por se tratar de uma certificação de reconhecimento internacional, estimula equipes de TI e SI a reverem processos e protocolos em busca de possíveis vulnerabilidades que possam vir a servirem como porta de entrada para o cibercrime.  

A resposta a incidentes também é uma parte essencial da proteção de dados em serviços de telecom, afinal, ter planos de ação claros para lidar com violações de segurança, incluindo a comunicação transparente com os afetados, é crucial para manter a confiança dos usuários. 

A soma dos fatores não apenas fortalece os protocolos de proteção de dados, mas também reflete um compromisso sólido da companhia com a segurança cibernética, oferecendo aos clientes a garantia de que suas informações são tratadas com cuidado e integridade. Este comprometimento contribui significativamente para a construção de uma base confiável na prestação de serviços de telecomunicações, especialmente na era da aglomeração de dados.  

Ao implementar medidas robustas de segurança, aderir a regulamentações de privacidade, educar os usuários e estar preparado para responder a incidentes, os provedores de telecomunicações podem criar um ambiente confiável e seguro para seus clientes na era digital.  Para abordar este e outros assuntos relacionados à proteção de dados, nós participamos do MWC 2024.  

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