Reflexões da NRF 2024: Importância da marca, experiências e logística no Horizonte Digital
A NRF 2024 reforça uma verdade inegável: estamos na era da experiência do consumidor onde a inteligência artificial
A NRF 2024 reforça uma verdade inegável: estamos na era da experiência do consumidor onde a inteligência artificial
16 de janeiro de 2024 - 14h07
Experiência de marca, inteligência artificial e logística foram os destaques sobre as tendências que irão moldar o futuro, debatidos no primeiro dia de NRF 2024. Nesta edição, o evento que acontece anualmente em Nova Iorque, reúne 40 mil pessoas, representando aproximadamente 6.000 marcas de mais de 100 países.
Em meio ao fervilhar de ideias, inovações e troca de experiência, percebi como as pioneiras de gigantes do varejo e da moda, como a Levi’s Strauss & Co, e de líderes em logística como a FedEx têm debatido esses assuntos. Há também a questão das experiências de varejo de luxo, com a conversa com o CEO da Moët Hennessy, Philippe Schaus. Tudo isso só no primeiro dia de evento.
A primeira palestra, da Michelle Gass, presidente da Levi’s Strauss & Co, enfatizou a importância de focar na marca e no crescimento impulsionado pelo modelo Direct-to-Consumer (D2C), que inclui tanto lojas físicas quanto e-commerce. Segundo ela, a marca é a representação da empresa e seus valores e destacou que a confiança é essencial para o crescimento de qualquer marca, e que ela pode ser construída de várias maneiras.
A FedEx, por sua vez, trouxe a necessidade de as marcas estarem vigilantes às capacidades de logística em um mercado global que ascende a 8 trilhões de dólares em vendas online. Com 4 bilhões de consumidores online e investimento anual de 16 bilhões de dólares em marketing digital, a eficiência logística é mais do que nunca uma exigência. Uma experiência sem fricção e a transparência são cruciais: 92% dos consumidores esperam ser proativamente avisados de atrasos e 96% tendem a repetir compras se o processo de troca e devolução for facilitado.
Em relação a logística reversa, ela surge como um campo crítico, muitas vezes subestimado, na gestão de canais digitais. Uma pesquisa recente da Business Insider aponta o alto custo dos processos de retorno, que podem alcançar até 66% do valor de venda do produto. Com um custo total de 743 bilhões de dólares em 2023 e responsável por emissões de 24 milhões de toneladas de CO2 apenas nos EUA, a logística reversa representa um desafio significativo.
Também foi interessante o assunto sobre Experiência de Marca, no qual Philippe Schaus, Presidente da Moet Hennessy, compartilhou sua visão sobre a importância da experiência para a percepção de valor. A experiência de compra deve ser tão exclusiva quanto o produto em si, reforçando o posicionamento de luxo da empresa.
Finalmente, vejo a necessidade de repensar os workflows, assunto destacado ao longo das palestras. A IA tem o potencial de simplificar processos complexos, permitindo que indivíduos criativos e lógicos realizem tarefas que antes exigiam a colaboração de muitos. Isso traz diversos ganhos de eficiência para as empresas.
A NRF 2024 reforça uma verdade inegável: estamos na era da experiência do consumidor onde a inteligência artificial não é apenas um tema principal, mas um colaborador indispensável na melhoria de processos e tomadas de decisões, para mais competitividade.
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