Ambiência é o novo marketing B2B
Demanda de mercado por ferramentas mais eficazes na geração de negócios B2B levou empresários a investirem em uma nova maneira de impulsionar conexão para fazer negócios
Demanda de mercado por ferramentas mais eficazes na geração de negócios B2B levou empresários a investirem em uma nova maneira de impulsionar conexão para fazer negócios
16 de setembro de 2024 - 15h00
O marketing no contexto B2B vem sofrendo impactos externos com a sofisticação de ferramentas, a adoção de práticas remotas, a diversificação de formatos de eventos, e a chegada de novos players e plataformas. Esses fatores vêm junto com o desafio de acompanhar a mudança constante de algoritmos proprietários, que exigem alterações de estratégia para manutenção de alcance qualificado – algo nem sempre pode ser seguido no mesmo ritmo por todas as empresas.
Buscando maior eficiência e ROI, empreendedores têm focado em estratégias que proporcionem um engajamento mais profundo e relevante com outros empresários. E é aí que a ambiência entra em cena: como uma estratégia de marketing B2B que cria ambientes propícios para o networking e a colaboração, facilitando conexões relevantes entre empresários.
Quando o negócio está pautado em sólida estrutura, há domínio do valor da oferta e seus objetivos estão claros, o que um empresário precisa é justamente de quem facilite a conexão para gerar escalabilidade. Nesse cenário, a personalização e a construção de relacionamentos duradouros são fundamentais, reduzindo a dependência de técnicas tradicionais ou práticas de marketing algoritmo-dependentes.
É particularmente interessante falar de conexões em um momento pós-pandemia no qual as práticas comuns estão sendo repensadas. Criar ambientes propícios para o networking e a colaboração, seja em eventos presenciais, espaços de coworking ou plataformas virtuais, tem se mostrado essencial para a aceleração de potenciais relações B2B. Especialmente em casos nos quais a Covid-19 gerou impactos negativos nos resultados e os empresários ainda tentam se adaptar ao novo momento. Infelizmente, não são raros os relatos de quem se perdeu no caminho estratégico tão cuidadosamente trilhado antes do impacto da pandemia.
A ambiência potencializa – inclusive – a geração de hubs de negócios com trocas motivadas por geolocalização, segmentos, necessidades e parcerias. E ter um facilitador para esse momento é crucial para cultivar essas conexões.
A ascensão e sucesso da ambiência como fator-chave para destravar o crescimento de empresas têm transformado a maneira como empreendedores se conectam e fazem negócios. Esses ambientes facilitam a troca de conhecimentos, a construção de confiança e o estabelecimento de parcerias estratégicas, pontos que são cruciais para o vínculo profissional e a sustentabilidade dos negócios.
Compartilhe
Veja também
E se o Cannes Lions premiasse as melhores parcerias do ano?
Num mundo em que a criatividade virou moeda valiosa, colaborações bem construídas se tornaram a força motriz da inovação
Os cases gringos mais memoráveis de Cannes 2025
Iniciativas como The Final Copy of Ilon Specht, vencedor do Grand Prix de film, são exemplos de consistência das marcas e reconhecimento a quem faz parte da história delas