Reviravolta no agronegócio
Fusões e aquisições, branding, produção de conteúdo e tecnologia contribuem para mudar a comunicação digital do setor
Fusões e aquisições, branding, produção de conteúdo e tecnologia contribuem para mudar a comunicação digital do setor
Alguns pontos estão, claramente, contribuindo para uma reviravolta na comunicação digital no agronegócio. Entre eles, destaque para as fusões e aquisições, branding estratégico, produção de conteúdo e tecnologia. A seguir, detalho cada um:
– Fusões e aquisições
Esse tópico pode causar, inicialmente, uma certa estranheza. Explico: o cenário de fusões e aquisições no agronegócio está aquecido. Na maior parte das vezes, empresas, com uma cultura digital já estabelecida, estão adquirindo ou incorporando outras companhias, que passam também a adotar práticas digitais.
Temos, nesse caso, empresas de um mesmo grupo em fases diferentes da comunicação digital. Algumas ainda iniciando diagnóstico e outras já com KPIs muito bem estabelecidos.
– Branding estratégico
É fato: as empresas de agronegócio têm se preocupado mais com a gestão da marca. Talvez por entender a real importância de se criar conexões com os agropecuaristas ou por querer simplesmente destacar seus diferenciais.
Seja qual for o motivo, é evidente o maior interesse desse segmento em investir nos canais digitais, associando a empresa a importantes clientes (via depoimentos), a grandes eventos (via convites para visitar estandes e fotos da equipe) e à inovação (divulgação de novos produtos).
– Produção de conteúdo
As empresas de agronegócio apostam na produção de conteúdo estratégico e de alto impacto, contribuindo para um alinhamento natural entre marketing e força de vendas.
É o marketing gerando oportunidades e reais possibilidades de negócios para a equipe comercial, principalmente quando utiliza a regra de ouro, compartilhando apenas 10% do conteúdo sobre produtos e a empresa de agronegócio e os outros 90% sobre informações de mercado e orientações para o agropecuarista, entre outras possibilidades.
– Tecnologia
As novas tecnologias, lançadas na maioria das vezes por startups, têm tornado o agronegócio mais digital e impulsionado o ingresso natural de empresas em plataformas, antes consideradas duvidosas.
O risco, nesse contexto, é transformar as ações digitais em commodities. Por isso, as empresas não podem esquecer de educar os seguidores, proporcionar entretenimento, contar histórias e estimular o frequente diálogo.
Compartilhe
Veja também
E se o Cannes Lions premiasse as melhores parcerias do ano?
Num mundo em que a criatividade virou moeda valiosa, colaborações bem construídas se tornaram a força motriz da inovação
Os cases gringos mais memoráveis de Cannes 2025
Iniciativas como The Final Copy of Ilon Specht, vencedor do Grand Prix de film, são exemplos de consistência das marcas e reconhecimento a quem faz parte da história delas