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Opinião

Três passos para manter o engajamento em tempos de crise

Manter o ambiente corporativo saudável e colaboradores comprometidos a fazer o seu melhor não precisa ser uma operação de guerra


15 de setembro de 2016 - 17h26

A situação econômica atual do País tem exigido das empresas soluções criativas para sobreviver e manter a saúde financeira. E um ponto chave para isso é contar com a contribuição dos colaboradores. As empresas estão revendo metas e exigindo mais das equipes. Por isso, manter o engajamento é fundamental para sobreviver a esse período de crise.

Mas manter o ambiente corporativo saudável e colaboradores comprometidos a fazer o seu melhor não precisa ser uma operação de guerra. Muito pelo contrário. Com três simples práticas você já pode ver resultado inclusive a curto prazo.

1. Seja honesto
Uma relação de confiança é a base para se construir um engajamento verdadeiro. Seja honesto com a equipe sobre a situação da empresa e como cada um pode ajudar a encontrar formas para atravessar esse momento difícil. Inovação em produtos, economia de insumos, melhorias no processo e no atendimento ao cliente são algumas soluções que podem surgir dos próprios colaboradores, mas eles precisam estar envolvidos e ter clareza do que a empresa espera deles.

2. Reconheça
Valorize quem está dando o seu melhor. Faça isso publicamente como uma forma de agradecer e reconhecer os colaboradores que têm uma performance acima da média e ajudam a empresa a atingir suas metas. O reconhecimento pode vir acompanhado de uma recompensa ou não, o importante é o colaborador se sentir valorizado e seu comportamento influenciar positivamente os outros membros da equipe, estabelecendo um padrão do que a empresa espera de todos.

3. Promova ações de incentivo
Em momentos de crise ou metas muito ousadas o incentivo pode ser uma ótima ferramenta para alavancar o desempenho da equipe. Ações pontuais ou programas de incentivo estruturados são ideais para estabelecer claramente metas e recompensas, oferecendo um benefício extra para os colaboradores. As campanhas podem atingir um público em particular, como vendedores, ou englobar todos os níveis da empresa, com objetivos específicos.

Só não vale cair na pegadinha de montar uma ação para premiar um desempenho padrão ou uma meta impossível. As duas alternativas, a médio prazo, acabam por enfraquecer as ações e perder credibilidade perante o time.

Contar com a alta performance da equipe em momentos difíceis é a melhor forma de fazer mais com o mesmo – ou o mesmo com menos. Os colaboradores são o coração da empresa. E mantê-los próximos e engajados é sempre a melhor maneira de alcançar metas e passar por turbulências em tempos difíceis. Esteja atento ao clima do time e haja rapidamente evitando que o cenário instável do mercado abale seu negócio.

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