Pyr Marcondes
4 de abril de 2019 - 7h31
Verizon e Korea Telecom parecem ser os dois carriers que lideram a corrida pelo pioneirismo nesse momento tão esperado da efetiva e prática chegada do 5G ao mercado real.
Ambas lançaram seus planos para modelos específicos de celulares e ainda para regiões delimitadas de seus países, masa é, sem dúvida, o começo da oferta de 5G para o consumo.
Verizon saiu um pouco na frente, mas a Korea Telecom foi comercialmente mais arrojada, oferecendo planos de dados ilimitados para quem pagar por seu pacote premium. A AT&T também já está em campo com sua rede 5G, mas não há ainda aparelhos celulares disponíveis nos EUA para utilizá-la.
Veja aqui o que cada uma está oferecendo.
Os mercados mais avançados nessa corrida pela liderança no 5G são a China e os EUA, seguidos pela Coréia do Sul.
Para um overview do status da indústria nos países do mundo, clique aqui.
5G vai mudar tudo em nossas vidas, porque vai anabolizar e distribuir de forma mais pulverizada a Internet das Coisas, em que trilhões de aparelhos e “coisas” passarão a estar conectadas.
Isso pode (e deve) significar o início do declínio dos celulares como os grandes protagonistas da nossa conectividade e interatividade móvel digital. Deve fazer explodir os comandos de voz, em substituição ao touch. Deve revolucionar a forma como serviços são prestados e produtos são vendidos. Deve impactar fortemente na distribuição de conteúdos de todos os formatos. Pode significar ainda uma nova fronteira para o marketing e a comunicação, uma vez que um número sem fim de pontos de contato com usuários e consumidores passarão a estar disponíveis para companhias e suas marcas.
Quando se diz tudo, é praticamente tudo mesmo que será alterado em nossas vidas com a chegada do 5G.
Agora, valendo.