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AR in the car

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Steven Arenas/Pexels
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12 de novembro de 2020 - 10h00

Que o carro vai virar um centro de informações e entretenimento móvel já sabemos. Vai ir acontecendo nos próximos, digamos, cinco anos.

Mas já começou.

 

(Crédito: reprodução)

M&M noticiou, na semana passada, o acordo da Fiat Chrysler Automóveis (FCA) com a TIM para o desenvolvimento de carros conectados a partir de 2021. É um projeto de Internet das Coisas, em que a “coisa” é o carro e tudo poderá ser integrado já através do protocolo SIM 4G que a Telco tem, o que vai permitir que serviços conectados saiam já embarcados nos modelos da montadora. Entre outras coisas, esse carro conectado poderá permitir, inicialmente, coisas bonitinhas mas ainda bobinhas, como acionar a partida e o ar-condicionado do carro a distância, além de conexão com a internet.

Mas é um primeiro passo. Com o protocolo 5G, as coisas na Internet das Coisas aceleram e os carros passarão a ser centros de serviços: Car as a Service, como já tive oportunidade de comentar aqui algumas vezes.

Um dos avanços já em teste no momento é a introdução de recursos de Augmented Reality (Realidade Aumentada) nos automóveis.

Uma empresa inglesa, a Envisics, desenvolveu um sistema de holografia no carro sem fone de ouvido que visa transformar a maneira como vemos ruas e estradas, aplicando sobre a realidade física alguns layers de informação e interatividade virtuais.

Esses layers trarão informações que só mesmo o mundo digital virtual poderia trazer, como checagem automática em tempo real de todas as funções do automóvel (como nos aviões e nos carros de F-1), mapas do trânsito, simulações de rotas (como o Waze faz, só que com imagens reais em 3D plotadas no para-brisa), além é claro de informações sobre serviços de todo tipo ao longo da rota, como postos de gasolina, restaurantes, estacionamentos, etc. durante o trajeto. Tudo com uma definição de imagem muitas vezes superior a do olho humano.

A realidade aumentada holográfica da Envisics dispensa celulares e aqueles headsets ridículos. A realidade virtual se mistura à realidade real e há uma soma de maior segurança, comodidade e acurácia no manejo do automóvel, inédita antes desses avanços.

A versão de primeira geração da tecnologia, projetando um painel de instrumentos virtual no para-brisa, está disponível nos atuais Jaguar Land Rovers. A versão de segunda geração, que irá significativamente além, deve aparecer no Cadillac Lyriq da GM, atualmente com lançamento previsto para março de 2023.

Car as a Service vai ter AR in the car. Vamos adorar sair por aí dirigindo uma espaçonave futurista em pleno chão.

*Crédito da foto no topo: Steven Arenas/Pexels

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