Ministério da Justiça fará reunião com marcas de bebidas
Associação Brasileira de Bebidas Destiladas (ABBD) lançou campanha para manifestar sua solidariedade às vítimas

(Crédito: Candy Retriever)
No sábado, 4, a Associação Brasileira de Bebidas Destiladas (ABBD), que representa empresas como Diageo, Pernod Ricard e Bacardi, divulgou uma carta aberta nas redes sociais na qual manifesta a sua solidariedade às vítimas de intoxicação por bebidas falsificadas e a seus familiares, e repudiar as ações criminosas. A entidade também veiculou um vídeo com o conteúdo no intervalo do Fantástico, da Globo, no domingo, 5.
No comunicado, a representante do setor de bebidas destiladas ressaltou, ainda, que segue colaborando com as autoridades e promovendo iniciativas de orientação para pontos de venda e consumidores. Além disso, a ABBD enfatizou que a falsificação não é um acidente, é um crime e que cabe ao Estado garantir a fiscalização e a devida punição aos responsáveis. Leia o comunicado na íntegra abaixo:
Na noite de domingo, 5, o Ministério da Justiça anunciou que fará uma reunião nesta terça-feira, 7, com a indústria de bebidas alcoólicas e associações de combate à falsificação para tratar da crise envolvendo o metanol. No próprio domingo, o Ministério da Saúde informou que o número de casos confirmados de intoxicação por metanol subiu para 16.
Em meio a essa crise, fabricantes temem a proibição da venda de bebidas e buscam o apoio do Governo Federal para evitar pânico generalizado.
Além de ABBD, foram convidados para a reunião a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O Fórum Nacional contra a Pirataria e Ilegalidade (FNCP) e a Associação Brasileira de Combate à Falsificação (ABCF) também devem comparecer.