Marketing

Como o vínculo com futebol gera oportunidades para marcas

Pesquisa realizada pela 94 Marketing & Football em parceria com o Grupo Fala e a Opinion Box revela que o esporte tem impacto direto nas estratégias de consumo e marketing

i 3 de dezembro de 2025 - 6h11

Futebol impacta na forma de consumo dos brasileiros (Crédito: Freer-shutter)

Futebol impacta na forma de consumo dos brasileiros (Crédito: Freer-shutter)

O futebol, bem como a Copa do Mundo – principal evento esportivo do mundo – impacta diretamente na forma como os brasileiros consomem e nas estratégias de marketing das marcas.

Essa afirmação é reflexo dos resultados pesquisa Football Match Report, conduzida pela 94 Marketing & Football em parceria com o Grupo Fala e a Opinion Box, que entrevistou 2 mil pessoas, entre os dias 13 e 23 de outubro.

O estudo aponta que a relação emocional dos brasileiros com o futebol, que é uma realidade para 94% dos entrevistados, tem impacto direto nas estratégias de consumo e marketing. Para 55% dos respondentes, essa relação é vivida de forma intensa.

Isso se conecta diretamente com a rotina de consumo dos torcedores, já que 46% dos entrevistados acompanham o esporte com regularidade, enquanto 28% assistem apenas a grandes eventos, como a Copa do Mundo Fifa. Entre esse público, 66% entendem o futebol como paixão e tradição cultural nacional.

Brasileiros pretendem acompanhar a Copa

Mais de 80% dos brasileiros têm a intenção de acompanhar os jogos da Copa do Mundo Fifa, que acontece em junho do ano que vem no Canadá, México e Estados Unidos.

O estudo aponta que 53% acompanharão a competição com certeza, enquanto 32% provavelmente deve assistir. Dentre esses, os jogos do Brasil são os mais ansiados, com 46% dos respondentes afirmando que vai ver todos os jogos da seleção.

Principais canais de consumo de futebol

Com a pulverização dos direitos de transmissão, inclusive da Copa do Mundo que está distribuída em TVs abertas, por assinatura e streaming, o consumo de futebol e assuntos relacionados também se tornou multiplataforma.

Embora as redes sociais estejam crescendo em alcance de público, se aproximando de meios considerados tradicionais, com 39% das respostas, a televisão aberta ainda é o meio favorito para 64% dos espectadores. Em seguida estão YouTube, com 41%, e TV fechada com o mesmo percentual.

O social é o quarto meio mais comum para acompanhar o esporte entre os respondentes. Entre as principais redes, o Instagram (49%) é o favorito, seguido por YouTube (27%) e TikTok (7%). Entre os que utilizam esses canais para consumir o esporte, 53% já compartilhou conteúdo de marcas sobre o assunto.

Oportunidades para as marcas

Esse momento de consumo também pode gerar oportunidades para as marcas. Isso porque 53% dos respondentes afirmam que já compraram algum produto ou serviço motivado por ações no momento do futebol e 22% demonstram interesse.

Segundo o levantamento, a eficácia pode variar de acordo com o propósito e o benefício oferecido pela campanha. Para 45% dos entrevistados, por exemplo, disseram preferir ações com brindes ou promoções, 43% se conectam com campanhas de humor e emoção, e 68% valorizam marcas que expressam valores positivos, como inclusão e criatividade.

Os principais produtos que devem ser consumidos durante o futebol são 42% bebidas alcoólicas, 41% produtos de churrascos e 35% bebidas não alcoólicas, seguidos por 34% fast food, 20% delivery e 4% outros.