Marketing

Kimberly-Clark adquire Kenvue e cria nova gigante do setor

Aquisição foi feita pelo valor de US$48,7 bilhões e criará companhia de higiene e bens de consumo avaliada em US$ 32 bilhões

i 3 de novembro de 2025 - 10h35

A Kimberly-Clark anunciou na manhã desta segunda-feira, 3, a compra da Kenvue, dona de marcas como Tylenol, Neutrogena, Sempre Livre, Sundown e Listerine, por US$48,7 bilhões.

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Kimberly-Clark adquire Kenvue em negócio de US$ 48 bilhões (Crédito: T. Schneider / Shutterstock)

A transação resultará em uma gigante de bens de consumo, saúde e bem-estar avaliada em US$ 32 bilhões em valor de mercado, na mesma sede da Kimberly-Clark em Irving, Texas, Estados Unidos.

A Kimberly-Clark já detém marcas como Huggies, Kleenex e Cottonelle. Agora, um dos principais pontos do acordo é a combinação de 10 marcas bilionárias em um portfólio complementar para atender aos consumidores em todas as fases da vida em categorias e regiões geográficas estratégicas.

Isso inclui o aumento de investimentos em pesquisa e desenvolvimento com investimentos incrementais significativos e em escala.

A nova companhia ainda aproveitará parcerias estratégias com clientes, bem como destaque em ciência e inovação no setor e marketing para “desbloquear todo o potencial da combinação e atender melhor às necessidades em constante evolução dos consumidores”, indica a Kimberly-Clark em comunicado à imprensa.

A aquisição é mais um passo em meio a um movimento de transformação pela qual a empresa vem passando nos últimos anos para direcionar portfólio para negócios de maior crescimento e margem, salienta Mike Hsu, presidente do Conselho e CEO da Kimberly-Clark, em nota.

“A Kenvue está em uma posição única na interseção entre bens de consumo e saúde, com talentos excepcionais e uma oferta de marcas diferenciada que atende a categorias de saúde atraentes para o consumidor”, complementa.

Hsu seguirá no posto de CEO e presidente do conselho após a fusão.

O negócio deverá ser concluído no segundo semestre de 2026 e gerar valor imediato para os acionistas da Kenvue, com pagamento inicial em dinheiro de US$ 6,8 bilhões. Os atuais acionistas da Kimberly-Clark deterão mais da metade (54%) do grupo.

Dificuldades nos EUA

A Kenvue vem passando por momentos turbulentos nos Estados Unidos.

Além dos esforços de combater o discurso do presidente Donald Trump sobre a ligação não comprovada entre o uso de Tylenol — uma das principais marcas para a companhia — durante a gravidez e o autismo em crianças, a companhia já vinha lutando para reverter a desaceleração das vendas e manter os investidores satisfeitos sob o comando do CEO interino Kirk Perry.

Em meio ao atual cenário econômico do EUA de inflação persistente, a Kenvue também vinha passando por uma revisão estratégica de seu portfólio de marcas, que inclui Neutrogena e Band-Aid, entre outras. Inclusive, estaria considerando a venda de algumas de suas marcas menores de cuidados com a pele, de acordo com reportagem de junho da Reuters.