Brasil possui mais de 190 startups para a área de marketing, apura Liga Ventures

Os números são do Liga Insights MarTechs, maior estudo já feito no Brasil sobre startups do setor, realizado pela Liga Ventures, que analisou um banco de dados com mais de 11 mil startups no país.

i 14 de novembro de 2018 - 7h31

O levantamento mostra que nas áreas onde possivelmente exista a maior carência e para onde apontam as necessidades do futuro, que não coincidentemente são exatamente as áreas em que o aprofundamento tecnológico é mais demandado e necessário (analytics, data performance, CRM, conversão de leads) são as áreas em que há menos startups. Ainda somos um mercado em formação e a excelência tecnológica que já vemos em países mais desenvolvido ainda não rola aqui como deveria e precisaria.

A boa notícia é que temos esse pequeno ecossistema em formação. Isso é pra comemorar.

Abaixo, o release da Liga Ventures.

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No Brasil, existem atualmente 194 startups com soluções para a área de Marketing, sendo que 14% delas estão na categoria de atendimento, conectores e produtividade, seguido por conteúdos interativos, que representam 11%, também com 11% estão social e comunicação. Em seguida aparecem: analytics, data e performance; ferramentas de comunicação e fidelidade do cliente, ambas com 9%. As categorias com menor número de startups são: gestão e geração de conteúdo e CRM e customer success, com 6%. Por último ficam: vendas e geração de leads (5%).

Os números são do Liga Insights MarTechs – maior estudo já feito no Brasil sobre startups do setor, realizado pela Liga Ventures (liga.ventures) – aceleradora corporativa especializada em gerar negócios entre startups e grandes empresas – que analisou um banco de dados com mais de 11 mil startups no país. O levantamento ainda contou com entrevistas de especialistas de grandes empresas, como Uber, Centauro, Mercado Pago, Magazine Luiza, Pipedrive e XP Investimentos.

“Também conhecidas como MarTechs, estas startups auxiliam na criação e execução de estratégias e conteúdos nas áreas de marketing, além de ajudarem também no gerenciamento de grandes times, focando em produtividade e performance das equipes”, explica Raphael Augusto, startup hunter da Liga ventures e responsável pelo estudo.

Marketing 4.0 é tendência

De acordo com o Liga Insights MarTechs, o principal conceito do Marketing 4.0 é pensar na jornada e experiência de compra do consumidor, para isso os profissionais de marketing estão usando o chamado Marketing Ominichannel – que conecta e integra canais. Segundo Raphael Augusto, as empresas precisam estar preparadas para atender os consumidores de forma integrada entre os canais online e offline. “Um exemplo simples é o varejista permitir que o cliente compre na loja virtual e retire na física”, comenta.

Uma pesquisa realizada pela NapcoResearch, mostra que 74% das empresas entrevistadas afirmaram considerar importante que seus clientes tivessem uma experiência coesa e integrada com a marca. Ainda segundo o levantamento, as áreas que dão mais importância a essa nova tendência são as indústrias Farmacêuticas e Saúde (82%), Viagem e Hospitalidade (82%), Tecnologia da Informação (81%) e Serviços Financeiros e Seguros (80%).

Uma startup brasileira que está inovando no marketing ominichannel é a FlowSense (https://flowsense.com.br/). A FlowSense é uma startup de inteligência e engajamento geolocalizado para apps. Por meio de suas aplicações  e soluções, as empresas podem explorar os dados de localização gerados por usuários de aplicativos e transformá-lo em estratégias eficientes para comunicação, vendas, marketing e expansão do negócio.

Análise de dados permite conhecer melhor o consumidor

De acordo com previsões da Gartner – empresa líder em consultoria e pesquisa no mundo -, até 2020 clientes com más experiências poderão destruir até 30% dos projetos digitais das empresas. Para a Consultoria, é muito importante que as marcas estejam focadas no consumidor. A Refinaria de Dados (http://www.refinariadedados.com.br/) – startup criada em 2017 e recém acelerada pelo BrinksUP, ajuda marcas a fazerem isso de maneira mais assertiva. A startups coleta, processa e analisa “pegadas” digitais com o objetivo de conectar a empresa com seu consumidor. Por meio de inteligência artificial a tecnologia transforma os “rastros” digitais em informações relevantes para o consumidor e para a marca. A Refinaria de Dados possui aplicações para gestão de risco, marketing, people analytics e análise de audiência.

São Paulo é a cidade com maior número de startups da área

Das 194 startups mapeadas pelo levantamento, 42% estão na cidade de São Paulo, seguido por Florianópolis com 8% e Belo Horizonte, com 7%. Seguindo a lista estão: Porto Alegre, Curitiba e Rio de Janeiro. Já as cidades de Campinas, São José dos Campos, Recife, Londrina e Goiânia ficam com 2% cada.

Liga Insights MarTechs

Veja o levantamento completo aqui:

http://insights.liga.ventures

Fonte: Plataforma DisruptBox com 11.263 mil startups brasileiras. Banco de startups da Liga Ventures que incluem inscrições para os programas de aceleração e eventos da aceleradora, recomendações, notícias abertas em portais de negócios e busca ativa de startups.

O estudo contou com o apoio de conteúdo do Ibmec-SP e Astella Investimentos.

Número de startups no segmento: 194.

Entrevistados no estudo: mais de 40 pessoas – entre empreendedores, pesquisadores e líderes de TI de grandes empresas.

Áreas mapeadas:

Analytics, Data e Performance

Automação de Marketin

Conteúdos Interativos

CRM e Costumer Success

Ferramentas de Comunicação

Fidelidade do Cliente

Gestão e Geração de Conteúdo

Marketing de Aproximação

Pesquisas, reviews e feedbacks

Plataformas de atendimento, Conectores e Produtividade

Social e Comunicação, Vendas e Geração de Leads