27 de setembro de 2021 - 13h50
(Crédito: Reprodução)
Partnership marketing é quando as marcas fazem parcerias umas com as outras – ou com outros parceiros estratégicos – e todos se dão bem com isso. Quer dizer, esse é o objetivo.
E porque é legal? Bom, porque ambos os lados (pode ter mais de dois lados também) se beneficiam de assets e atributos que o outro lado tem e que são, de alguma forma, complementares aos que você e sua marca não tem.E não precisa ter grana envolvida, em geral. Trata-se de trocas de benefícios mútuos.
Em um ambiente de negócios cada vez mais colaborativo, esse é um lado promocional e de ativação de engajamento e vendas que nem todo mundo aproveita e que poderia, sem dúvida, ser utilizado muito mais. Ainda mais no mundo digital e facilmente intercambiável em que vivemos. Os ganhos são óbvios, quando a parceria é boa.
Resumo aqui abaixo 10 dicas de como buscar o melhor do partnership marketing, retiradas de um artigo da Forbes sobre o tema (algumas são meio óbvias, mas enfim, vamos lá…):
1- Busque sinergias que aprimorem ambas as marcas
2- Procure parceiros para ajudar a entregar soluções transformadoras para ambos os lados
3- Alinhe-se com as metas do seu parceiro e ele com as suas
4- Procure parceiros com públicos em um cluster paralelo ao seu, tipo look alike
5- Tire proveito dos dados de ambas as partes, dentro das normas de compliance (claro)
6- Concentre-se no objetivo primordial da parceria, não disperse esforços, nem atenção
7- Seja transparente
8- Coloque suas melhores cartas na mesa
9- Forneça algo valioso para seu público-alvo
10- Identifique oportunidades de cross sell
Agora, a pergunta que não quer calar: se é tão legal assim, por que poucos usam?
Não tenho a mais pura da ideia.