O evento foi marcado pela irretocável abertura do Randall Rothemberg, nosso Chairman Global que, como sempre, abre espaço para inquietudes e reflexões necessárias, provocações para líderes em movimento.
Dentre tudo o que foi dito, a dança e a coexistência entre a contradição e a harmonia, foi o que mais me chamou a atenção.
Somos contraditórios quando queremos o pensamento livre e diverso, mas o quanto aceitamos o que se assemelha nós, o que reforça nossas crenças e o quanto estamos prontos para o outro que difere e chega a ofender?
Contradições do comportamento humano que se refletem no uso da tecnologia que tanto queremos e incentivamos e, ao mesmo tempo, buscamos formas de controle.
Construímos super empresas e super soluções, mas não queremos ser reféns da “matrix”. Podemos tirar os cookies, buscar consentimento, mas o ser humano por trás da máquina seguirá contraditório.
Marcas e consumidores reconhecem que o futuro está na personalização, no profundo conhecimento do seu consumidor, na oferta precisa de produtos e serviços . Mas como isto poderá acontecer sem o uso de dados?
Contradições. Incompatibilidades lógicas.
E aqui entra a peça perfeita: a harmonia.
Se para a publicidade digital os cookies não são perfeitos, se a internet não é verdadeiramente livre, se existem discussões legais sobre privacidade esta é a hora de construir. Revisar as estruturas e pensar do zero, como poderia ser.
No lugar de incentivar discursos negativos, por que não optarmos pela força da inovação, do inconformismo, da liderança?
Foi a partir da liderança do iab que surgiram iniciativas como o CBA Coalition for Better Ads em resposta aos anúncios intrusivos; a TAG em resposta as fraudes; Métricas de viewability em resposta a necessidade de transparência; o Global Alliance for Responsible Media em resposta a publicidade responsável; Framework de consentimento para a aplicação das leis de proteção de dados.
Mas para chegarmos à harmonização perfeita precisaremos dos opostos, dos contrários, dos diversos sentados frente a frente. Precisamos acreditar que será possível o equilíbrio entre personalização, privacidade e comunidade.
Para chegarmos à harmonização precisamos das vozes inconformadas de muitos e a mesma força técnica que nos trouxe até aqui.
O iab é este lugar, esta plataforma, esta voz que impulsiona, o que encoraja e harmoniza em meio às contradições. Onde realmente se CO LABORA.
Com MRC, com a TAG, com nossos mais de 200 associados, com outros 45 países.
Trabalha junto. Trabalha mesmo. Muito. Fuça, sugere, constrói, revisa e começa tudo de novo. Já está claro que não será fácil.
Mas o iab vem lembrar que toda grande mudança surge a partir do desconforto e usaremos este sentimento como combustível para a inovação.
Lançamos globalmente o projeto REARC, uma convocação global para quem quer reconstruir a Web harmonizando personalização, privacidade e comunidade.
Faremos isto juntos.
É isso que faço todos os dias desde eu estou no iab e é isso que nosso associado declara estando junto com a gente.
Se você ainda não está participando destas discussões, se ainda não percebeu o impacto que isto tem em sua empresa, faça parte do iab.
Eu e toda a equipe do iab esperamos por você.
https://www.iab.com/news/iab-introduces-project-rearc/
(*) Cris Camargo é CEO do IAB