Assinar

Emojis: um sorriso vale mais que mil palavras

Buscar
Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

Emojis: um sorriso vale mais que mil palavras

Buscar
Publicidade

How To

Emojis: um sorriso vale mais que mil palavras

Na publicidade, as 'carinhas' já estão sendo utilizadas por algumas marcas para se aproximarem do público


16 de março de 2015 - 4h30

POR LEONARDO GANDOLPHI, Community Manager da fri.to

Quem inventou a frase “um sorriso vale mais que mil palavras” certamente não fazia ideia de quão vanguardista era. A hipérbole subjetiva, transmitida como ensinamento clássico durante anos, ganhou outro significado na era digital. O surgimento dos emojis na linguagem escrita trouxe uma nova forma de expressão e tem substituído cada vez mais palavras e até frases inteiras.

Por algum tempo, o uso de emojis foi marginalizado, e limitava-se apenas a conversas particulares nos smartphones, até que os especialistas em línguas começaram a perceber que tratava-se de algo muito maior que uma simples onda tecnológica, e passaram a considerá-los uma nova ferramenta da linguagem. Diante disso, muito se falou sobre a aplicação de emojis em situações não tão pessoais quanto uma conversa entre amigos e, ainda que relutante, essa nova maneira de comunicar-se começa a chegar ao universo da comunicação entre marcas e público-alvo.

Já está mais do que na hora de a publicidade de hoje ajustar sua linguagem para o digital – o que muitas marcas já estão fazendo muito bem. A melhor prova disso é o registro do primeiro endereço virtual feito por meio de um emoji. A URL www.:D.ws, que só pode ser acessada via dispositivos móveis, é parte da campanha da Coca-Cola divulgada em Porto Rico. A ideia era reforçar a relação da marca com a felicidade e estreitar os laços com os consumidores jovens.

Simples e de fácil utilização, eles reduzem a necessidade de outros recursos de linguagem e podem encurtar uma frase passando a mesma informação sem utilizar uma única letra. Além disso, é muito mais fácil transmitir uma expressão facial ou emoção por meio de um emoji. Assim, o receptor da mensagem sabe exatamente o sentimento que pretende ser transmitido. Outra excelente função do emoji é a facilidade de expressar-se em ferramentas que possuem limite de caracteres, como o Twitter. Aderindo a esse recurso, é fácil passar a informação que deseja em alguns poucos espaços. Podemos citar também a incrível vantagem do uso de símbolos, eles podem ser facilmente compreendidos por pessoas que sequer falam a mesma língua.

A utilização de emojis, porém, não significa a extinção da escrita como conhecemos. O recurso deve ser encarado muito mais como um atalho para algumas situações, acréscimo em outras e, principalmente como ferramenta capaz de aproximar relações entre marca e consumidor. ;). 

Publicidade

Compartilhe

Veja também