Emojis: um sorriso vale mais que mil palavras
Na publicidade, as 'carinhas' já estão sendo utilizadas por algumas marcas para se aproximarem do público
POR LEONARDO GANDOLPHI, Community Manager da fri.to
Quem inventou a frase “um sorriso vale mais que mil palavras” certamente não fazia ideia de quão vanguardista era. A hipérbole subjetiva, transmitida como ensinamento clássico durante anos, ganhou outro significado na era digital. O surgimento dos emojis na linguagem escrita trouxe uma nova forma de expressão e tem substituído cada vez mais palavras e até frases inteiras.
Por algum tempo, o uso de emojis foi marginalizado, e limitava-se apenas a conversas particulares nos smartphones, até que os especialistas em línguas começaram a perceber que tratava-se de algo muito maior que uma simples onda tecnológica, e passaram a considerá-los uma nova ferramenta da linguagem. Diante disso, muito se falou sobre a aplicação de emojis em situações não tão pessoais quanto uma conversa entre amigos e, ainda que relutante, essa nova maneira de comunicar-se começa a chegar ao universo da comunicação entre marcas e público-alvo.
Já está mais do que na hora de a publicidade de hoje ajustar sua linguagem para o digital – o que muitas marcas já estão fazendo muito bem. A melhor prova disso é o registro do primeiro endereço virtual feito por meio de um emoji. A URL www.:D.ws, que só pode ser acessada via dispositivos móveis, é parte da campanha da Coca-Cola divulgada em Porto Rico. A ideia era reforçar a relação da marca com a felicidade e estreitar os laços com os consumidores jovens.
Simples e de fácil utilização, eles reduzem a necessidade de outros recursos de linguagem e podem encurtar uma frase passando a mesma informação sem utilizar uma única letra. Além disso, é muito mais fácil transmitir uma expressão facial ou emoção por meio de um emoji. Assim, o receptor da mensagem sabe exatamente o sentimento que pretende ser transmitido. Outra excelente função do emoji é a facilidade de expressar-se em ferramentas que possuem limite de caracteres, como o Twitter. Aderindo a esse recurso, é fácil passar a informação que deseja em alguns poucos espaços. Podemos citar também a incrível vantagem do uso de símbolos, eles podem ser facilmente compreendidos por pessoas que sequer falam a mesma língua.
A utilização de emojis, porém, não significa a extinção da escrita como conhecemos. O recurso deve ser encarado muito mais como um atalho para algumas situações, acréscimo em outras e, principalmente como ferramenta capaz de aproximar relações entre marca e consumidor. ;).