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Universalização da web adicionaria US$ 152 bi ao PIB do Brasil
Estudo da consultoria de estratégia da PwC revela que o custo de conexão no Brasil teria que cair 68% para que a inclusão digital alcançasse 80% da população
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23 de maio de 2016 - 10h34
O estudo “Connecting the World” da Strategy&, consultoria de estratégia da PwC, apontou que a universalização do acesso à internet injetaria US$ 152 bilhões na economia brasileira até 2020. No mundo todo, o impacto no PIB seria de US$ 6,7 trilhões. Além disso, 7% da população mundial, cerca de 500 milhões de pessoas, sairiam da condição de pobreza.
Segundo o relatório, 56% da população mundial, cerca de 4 bilhões de pessoas, está desconectada. Com a inclusão digital, haveria cinco usuários de países em desenvolvimento para cada um de países desenvolvidos. Hoje, a relação é de dois para um.
O estudo, desenvolvido para o Facebook, analisou 120 países por um período de dez anos e mostra como a internet mudaria com a entrada desses novos usuários. Além de mensurar o impacto na economia, o estudo sugere dez maneiras para universalizar o serviço. Essas medidas estão divididas em três áreas: conectividade, conteúdo e acesso subsidiado em pontos de venda de produtos e serviços.
Reduzir o custo do acesso à internet é a primeira medida para a universalização dos serviços. Segundo o estudo, é preciso uma queda de 70% no preço para que a inclusão digital alcance 80% da população mundial. No Brasil, a redução no custo deve ser de 68%. É mais do que no México (60%) e Índia (66%), mas menos do que na China (81%) e Vietnã (76%).
A segunda medida é a produção de conteúdo local. Hoje, boa parte do conteúdo é produzida pelos países desenvolvidos para atender demandas de seus habitantes. Uma alternativa apontada pelo estudo é investir em conteúdo ligado à educação e aos serviços públicos.
E a terceira medida engloba ações inclusivas pontos de venda de produtos e serviços, como estratégias de marketing que permitam o acesso a novos usuários. Cerca de 53% do primeiro acesso à internet em Gana, Zâmbia e Quênia ocorreu em cyber cafés. E, entre os canais de acesso, cyber cafés são o segundo mais popular, com 41% dos acessos nos últimos 12 meses, atrás apenas de smartphones (71%) nesses três países. Essas ações têm potencial para tirar da exclusão virtual 500 milhões de pessoas no mundo.
Confira as 10 medidas para inserir novos usuários:
Conectividade
1. Transição da tecnologia 2G para outra mais avançada: Internet torna-se mais acessível
2. Melhorar a distribuição de conteúdo: Facilitar o download de conteúdo legal para o consumo offline
3. Expandir e melhorar a infraestrutura de internet nacional e internacional e reduzir os custos de conexão
Conteúdo
4. Produzir conteúdo educacional relevante, dando uma razão para as pessoas se conectarem
5. Disponibilizar serviços sociais online, facilitando a interação dos cidadãos com os governos locais
6. Oferecer conteúdo economicamente relevante: as pessoas se tornam mais propensas a acessar a internet se isso significar mais oportunidades de aprendizado, aumento de renda e acesso ao mercado de trabalho
Ações inclusivas em pontos de venda
7. Criar um modelo de venda que passe a percepção ao novo usuário de que a internet vai agregar valor para eles
8. Subsidiar o acesso, tornando-0 mais barato à população de baixa renda
9. Propostas simples de valor para reduzir o risco financeiro dos novos usuários
10. Usar novas tecnologias para inserir a população que vive em locais mais remotos
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