6 Dicas para você gerenciar seu App nas lojas de aplicativos
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5 de maio de 2017 - 7h38
Por Leo Xavier (*)
Atualmente, há cerca de 4,2 milhões de aplicativos disponíveis nas lojas do Google e Apple, e teremos algo na casa de 200 bilhões de downloads de Apps este ano.
Temos, portanto, uma indústria robusta e crescente. Sobretudo porque mobilidade se desloca aceleradamente para o pensamento central de estratégia de negócios. A mais proeminente materialização de uma estratégia mobile ainda é, e será por algum razoável tempo, um aplicativo.
Logo, é chave dominar as melhores práticas em todo longo e custoso processo de construção de sua presença mobile. Abordei este tema em meu recente artigo em que trato dos 5Cs do Mobile. A saber: Concept, CX, Coding, Communication and Caring.
Creio que compreender a importância e investir recursos e tempo em Caring se tornou o grande definidor de sucesso em qualquer iniciativa de transformação digital através da mobilidade.
Eu gosto de pensar em duas grandes frentes nesse tema: App Engagement (outro artigo aqui) e App Store Management.
ASM, conceitualmente, é sobre um conjunto de técnicas e métodos, que se bem geridos, garantem que sua estratégia mobile seja bem sucedida.
Preparei um guia rápido com 6 recomendações para que você consiga implementar um bom programa de App Store Management.
1. Faço um bom ASO (App Store Optimization):
Conceitualmente, assim como o SEO, ASO é sobre escolher corretamente as keywords para seu aplicativo melhorar a posição nos resultados de busca das lojas de aplicativos.
Isto porque, a busca ainda é elemento chave em todo processo de descoberta de aplicativos, respondendo por 40% das fontes de awareness.
Além disso, mesmo quando os usuários já têm idéia do que querem, a busca nas lojas ainda é um elemento muito importante, como nos mostra o gráfico abaixo:
O que vemos é que, em geral, a busca é mais relevante que um download direto (quando alguém clica num link — pode ser uma publicidade- e é levado diretamente para a página do app dentro da loja), com exceção óbvia dos Top Charts.
Existem ótimas plataformas para auxiliar a implementação e monitoramento de sua estratégia de SEO, como AppTweak, Sensor Tower e SearchMan.
2. Domine o algoritmo dos rankings:
A lógica dos rankings da Apple e Google têm suas especificidades e é super complexo “hackear” o algoritmo, até porque as mudanças são bem frequentes.
De toda forma, listo abaixo alguns elementos são chave para que se compreenda como escalar nos rankings:
:: Rating médio das lojas: quanto maior, melhor, obviamente
:: Razão rating/reviews: quantos mais reviews, mais valor tem o rating
:: Relação entre instalações e desinstalações: de nada adianta ter muitas instalações se há também muitas desinstalações. Logo, cuide também da retenção e não só de campanhas para estimular downloads.
:: Estatísticas de uso do aplicativo: tudo sobre qual nível de engajamento
:: Densidade de keywords na landing page: tudo sobre ASO
:: Crescimendo vs. recência: tendência de crescimento tem maior peso
3. Cuide da presença nas lojas:
É extremamente chave ter um absoluto cuidado com a qualidade da presença em lojas de aplicativos. Foque em 4 passos:
1. Invista muito tempo e dinheiro para desenhar um baita ícone. Aqui algumas dicas boas.
2. As telas de imagem devem se ocupar em mostrar funcionalidades chave, serem claras e concisas. Aqui um tutorial com 7 dicas matadoras.
3. Invista em um bom vídeo tutorial sobre seu aplicativo. Pessoas adoram vídeos e tendem dedicar maior tempo para aprender sobre uso e funcionalidades.
4. Tenha especial atenção ao texto de descrição do seu app. Claro que há que se preocupar com palavra-chave para indexação de busca, mas foque prioritariamente no que pode conquistar o seu novo potencial usuário. Dê uma lida neste artigo sobre o tema.
4. Monitore e modere os reviews:
Assim como nas redes sociais, as lojas de aplicativos são campo vasto para estabelecer um novo canal de relacionamento e conversas com seus clientes/consumidores/usuários.
Além disso, do ponto de vista do aplicativo, é nas lojas que se pode ter uma medição em tempo real sobre temas críticos de usabilidade e performance (bugs, crashes, etc).
A melhor maneira de monitorar os reviews é utilizar ferramentas de automatização. Recomendo Appbot e Appfolow.io.
Use as ferramentas e crie rotinas de report para as áreas de CX e Coding, para que se crie um fluxo continuo de melhorias e correções.
Já a moderação, sugiro que seja feita por uma equipe bem treinada, com scripts claros e atenta a fechar os ciclos de feedback.
5. Analytics, prá que te quero?
Medir, acompanhar, analisar e atuar num ciclo contínuo e infinito é absolutamente chave. Lembre-se que você não está apenas cuidando do seu aplicativo, mas da relação da sua marca/produto/serviço com seus clientes.
Há 3 camadas de Analytics para considerar:
1. App Marketing Analytics: que irá analisar os seus investimento na promoção do seu aplicativo e trazer indicadores que otimizam investimentos. Algumas métricas para se ter no radar: instalações, aberturas, compras, cadastros, visualização de conteúdos, compartilhamentos e convites.
2. In-App Analytics: é sobre o que o usuário faz no seu app e pode ter três dimensões — device, user demographics e user behaviour — . Aqui alguns indicadores: tempo de uso, taxa de retorno, cliques, tipo de aparelho, fabricante, localização, gênero, idade, entre outros.
3. App Performance Analytics: mais direto impossível, é sobre entender se app funciona ou não. Deve se medir questões como latência da rede, latência das APIs, crashes, erros e todo tipo possível de bug.
Ferramentas e plataformas não faltam neste campo. Listo algumas aqui: Flurry, Google Mobile, Apsalar, Mixpanel, Amplitude, Apsee e Localytics.
6. Tenha uma estratégia de App Engagement:
Este tema é tão relevante, que sugiro que você leia este meu artigo aqui, no qual entro mais detalhadamente em plataformas, métodos e técnicas de app engagement,
Trabalhoso? Sim, sem dúvida.
Porém, garanto que seguir estes 6 passos de App Store Management poderá definir sucesso ou fracasso na sua iniciativa mobile. O que também significa, em muitos dos casos, sucesso e fracasso do seu negócio.
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