Notícias
6 passos para integrar aplicativos e publicidade mobile
Marcas devem ajustar suas ferramentas para dispositivos móveis à estratégia de marketing para conquistar usuários e gerar engajamento
6 passos para integrar aplicativos e publicidade mobile
Buscar6 passos para integrar aplicativos e publicidade mobile
BuscarMarcas devem ajustar suas ferramentas para dispositivos móveis à estratégia de marketing para conquistar usuários e gerar engajamento
8 de dezembro de 2014 - 4h30
Aplicativos podem ser extremamente poderosos para construir o reconhecimento da marca e o engajamento dos usuários. De acordo com o Flurry Analytics, os consumidores norte-americanos gastam, em média, 90% do tempo em apps. Saiba como incluir essas ferramentas nas estratégias de marketing:
1) Primeiro, volte para o básico
As marcas devem sempre lembrar que a experiência do usuário é prioridade. Ao considerar o tipo de app, é importante saber como entregar valor único aos consumidores, algo que eles não consigam por meio do serviço da marca na web. Muitas pessoas buscam serviços rápidos que possam ser utilizados em qualquer lugar. Por isso, as empresas precisam criar, inicialmente, um serviço simples e intuitivo que capaz de entregar valor real aos clientes.
2) Como monitorar a eficiência do app mobile
Depois de lançar o aplicativo mobile, é importante estudar como os usuários respondem à ferramenta. É importante saber de que forma os novos adeptos e consumidores fiéis estão encontrando a ferramenta. Assim, é possível saber qual canal está gerando maior conversão. Além disso, esses dados podem mostrar onde acontecem mais conexões entre a marca e os clientes. Plataformas de monitoramento como AppsFlyer apresentam interface simples e fácil de utilizar, e permitem que as empresas acompanhem cada passo do processo de aquisição dos consumidores.
3) Entender o engajamento do usuário
A eficiência de um aplicativo não é medida apenas pelo número de downloads. O que acontece depois do download é tão ou mais importante quanto. Afinal, muitos usuários baixam um app para abandoná-lo pouco depois. Por isso, as marcas precisam ajustar as estratégias a fim de reter o maior engajamento possível. Feedbacks de usuários são tão importantes quanto design e UX.
4) Incentive para ver resultados
Esperar curtidas no Facebook, seguidores no Twitter e downloads do app não é o bastante. As marcas precisam criar incentivos – como promoções disponíveis apenas no aplicativo ou bônus por convidar amigos. Além disso, as empresas devem ter certeza de que o usuário terá facilidade para realizar inscrições e compartilhar a ferramenta. Os formulários de registro são extremamente importantes para ganhar participação. Se a pessoa encontrar dificuldade logo no início, há uma grande probabilidade de ela desistir.
5) Como combinar um app à estratégia de marketing
A solução é combinar o app a uma estratégia de marketing cross-media que encoraje os usuários a se conectarem com a empresa de novas formas. Por exemplo, criar uma ferramenta que escaneia o código QR de anúncios impressos para que os consumidores possam salvar itens á um serviço valioso que combina dois tipos de marketing. As marcas devem pensar em como o aplicativo pode beneficiar outros esforços de marketing para atingir melhores resultados.
6) Calcular o ROI do app
Atualmente, o custo para criar apps é relativamente baixo, mas conquistar usuários não é uma medida de ROI muito precisa. O aplicativo traz resultados quando gera conversões que não seriam possíveis sem ele. Ou seja, é preciso monitorar como ofertas no mobile geram vendas extras ou aumentam o número de consumidores da marca. Essas ferramentas precisam oferecer benefícios para que os clientes continuam e utilizá-las. Apps não são outro canal além do que já está sendo feito, eles devem ser vistos como recursos inovadores para que o ROI verdadeiro seja notado.
Com informações do Social Media Today
Veja também
Como a mídia programática pode inovar a publicidade no rádio
Especialistas analisam a possibilidade de comprar espaços publicitários de forma automatizada no rádio tradicional e quais são as vantagens disso
Como a tecnologia pode impactar pequenos negócios
Por meio de aplicativos para celular, startups oferecem soluções para unir indústria, mercado varejista e consumidores