Mídia

NFL busca novos players de transmissão no Brasil

Liga ofereceu jogos à Globo para exibição no canal por assinatura; Empresa de mídia nega que houve qualquer tipo de negociação

i 18 de julho de 2025 - 18h33

NFL pode ter novos players de transmissão para a temporada 2025/26 (Crédito: Divulgação / Eagles)

NFL pode ter novos players de transmissão para a temporada 2025/26 (Crédito: Divulgação / Eagles)

A National Football League (NFL), que tem o Brasil como seu terceiro maior polo de torcedores no mundo, tem sondado novos territórios de transmissão. Segundo informações publicadas pelo F5, da Folha, a liga procurou a Globo e ofereceu um pacote para a exibição da competição.

A oferta contempla os jogos da temporada regular e dos playoffs, além de partidas como playoff da NFC e a possibilidade de exibir os jogos que acontecem fora dos Estados Unidos, incluindo o que acontecerá no Brasil em 5 de setembro. Este último faz parte de uma negociação de direitos a parte, que não contem as partidas da temporada.

Com isso, a empresa de mídia teria em seus canais de TV por assinatura o direito de exibir uma das principais competições do cenário norte americano de esporte. Procurada pela reportagem de Meio & Mensagem, a Globo disse, por meio de sua área de comunicação, nao ter conhecimento sobre qualquer negociação.

Transmissão da NFL no Brasil

Há mais de 20 anos, a liga de futebol americano é exibida pela ESPN, canal de TV por assinatura que pertence ao The Walt Disney Company – um dos principais detentores dos direitos de NFL nos Estados Unidos. Até a última temporada a emissora exibiu os jogos da temporada regular, o Super Bowl e a partida entre Green Bay Packers e Philadelphia Eagles.

Além dela, a RedeTV!, na TV aberta, também é um dos players que exibiu um jogo por rodada da temporada e a final da competição. Por fim, a CazéTV garantiu os jogos internacionais da liga durante a temporada 2024/25.

Até o momento, não há notícias sobre uma saída do torneio de qualquer um dos players e nem de renovações, conforme apurado pela reportagem. Porém, a ESPN não deve entrar na disputa pela exibição dos jogos internacionais, que contemplam a partida que acontecerá no Brasil, como aconteceu no ano passado.

NFL no Brasil

O Brasil é o terceiro País que mais consome produtos da NFL no mundo. Segundo o estudo Sponsorlink realizado pelo Ibope Repucom de 2024 o esporte chegou a uma base de 37 milhões de torcedores, tendo uma base fiel. A versão 2025 do estudo indicou que a relação do público brasileiro com a liga tem gerado impactos positivos para os patrocinadores.

O levantamento apontou que 77% dos apaixonados pela NFL afirmam ser fiéis a uma marca que patrocina seu time ou atleta favorito, índice 45% superior em comparação com a média dos brasileiros conectados.

Além disso, esse público está mais inclinado a experimentar, pela primeira vez, algum produto ou serviço de uma marca que patrocina um atleta ou time que gosta muito. O índice de experimentação de produtos de marcas patrocinadoras entre os fãs da NFL alcança 82%, 32% acima da média da população conectada.

Não à toa, a liga já confirmou o segundo jogo em solo brasileiro, previsto para setembro deste ano, na Neo Química Arena, em São Paulo, e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, confirmou que em 2026 o jogo acontecerá no Maracanã, na capital carioca.

Por isso, e pelas dimensões do Brasil, a negociação dos direitos de exibição são mais complexas e mais caras, por isso a demora para definir a transmissão, mesmo com a aproximação do início da temporada 2025/26.