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JAC Motors aposta em estratégia digital para lançar J2
Montadora chinesa utiliza plataformas online para lançamento de novo modelo. Comercial no YouTube ultrapassa 12 milhões de views e registra taxa de retenção de mais de 80%
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22 de maio de 2013 - 4h20
Em 2010, a montadora chinesa JAC Motors chegou ao Brasil com uma estratégia ousada de comunicação. Um investimento pesado em ações de TV aberta e mídia off-line fizeram com que a marca se tornasse conhecida pelos brasileiros. Com a promessa de trazer veículos de boa qualidade e baixo custo, a empresa se popularizou. Na época, a JAC também ingressou no meio digital durante a comunicação, entretanto, a estratégia online passou despercebida em meio aos investimentos off-line.
As mudanças nas estratégias de comunicação da empresa começaram a ocorrer em paralelo às novas normas do Governo Federal, que desde 2011 vem implantando regulamentações para incentivar a produção nacional de veículos. A JAC, que possui todas as fábricas fora do Brasil, foi prejudicada com isso. Principalmente com a aprovação do programa Inovar-Auto, que limita as montadoras internacionais, que não possuem linha de produção no País, a um total de vendas de apenas 25 mil veículos por ano.
Toda essa história prejudicou as vendas da montadora chinesa e por consequência atingiu, em cheio, as ações com publicidade da JAC. Segundo o gerente de marketing digital da empresa, Marcelo Doratiotto, a empresa não teve mais motivos para fazer uma comunicação tão ampla. “Nós só podemos vender dois mil carros por mês, com isso mudamos nossa maneira de pensar a comunicação”, comenta.
Com uma verba publicitária reduzida e a necessidade de fazer uma campanha de lançamento para o novo modelo J2 no País, a JAC resolveu investir em uma ação voltada para o universo digital. Com apoio da Ogilvy, a JAC adotou um modelo constante de investimentos na busca do Google e no YouTube. A companhia lançou um vídeo promocional na web me dezembro e rapidamente colheu resultados – foram mais de 12 milhões de views e uma taxa de retenção altíssima (número de usuários que assistiram a campanha até o final), acima dos 80%.
“Considerando que 66% dos brasileiros recorrem ao online para decidir a compra de um carro. Acho que as montadoras precisam ver a importância do digital. Os investimentos podem encontrar um alcance maior do que na TV. A internet tem uma massa crítica cada vez maior e o consumidor, principalmente nesse segmento, utiliza essas plataformas para decidir que carro vai comprar”, explica Thiago Machado, diretor de negócios do Google.
Valor, target e resultados
O J2 é o carro mais barato hoje no Brasil, com o preço estipulado em RS$ 31,990. Por isso, a ideia da JAC é atingir um público mais jovem, que está à procura do primeiro carro. A comunicação digital, mais uma vez, é um facilitador. Segundo Daniel Tártaro, head of digital na Ogilvy Brasil, o target foi um fator importante para o sucesso da campanha, que em sua visão foi extremamente ousada. “A JAC é um cliente maravilhoso para trabalhar, eles tem uma postura agressiva, e claro que sempre miram as vendas. O digital faz parte do DNA da companhia e isso se refletiu nas concessionarias, que registraram filas após a ação”, conta.
Os bons resultados alcançados em digital, já fazem a marca pensar em novas ações voltadas a plataformas online. No final de 2014, a companhia vai prevê inaugurar a primeira fabrica da empresa no Brasil e segundo Doratiotto, mais investimentos em campanhas publicitárias estão por vir. “Com a fábrica podermos entrar em outro nível de vendas no País, por isso nós vamos investir mais em comunicação. E agora com os resultados obtidos com digital, essa será uma das prioridades da JAC”, comenta.
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