Netflix desenvolve cérebro artificial com Amazon

Com ajuda de serviço de nuvem da varejista online, Netflix quer criar ferramenta que entenda preferências do usuário como se fosse uma pessoa real

i 13 de fevereiro de 2014 - 1h53

Ok, o Netflix recomenda filmes de acordo com seu gosto. Mas convenhamos que o serviço nem sempre acerta e não substitui a indicação de um amigo que saiba quais filmes e séries são a sua cara. A empresa parece ter percebido isso e está trabalhando em uma ferramenta online que reconheça as preferências do usuário como ninguém.

Em post no seu blog oficial, o Netflix explica que está desenvolvendo um sistema de inteligência artificial que pretende se comportar como o cérebro humano. Mas, em vez de desenvolver seu próprio hardaware como fizeram Google e Facebook, a companhia irá utilizar algoritmos do serviço de nuvem da Amazon, o que indica que empresas de menor porte agora podem brigar com as gigantes do mercado, graças à nuvem.

O método utilizado para a construção da ferramenta é chamado de “deep learning”. Alguns métodos envolvem simulações de computador que imitam a rede de neurônios do cérebro humano. Além de Facebook e Google, grandes empresas como a Microsoft e a chinesa Baidu estão investindo nesse tipo de software.

Com informações da Wired