Xsports quer ampliar oferta de esporte na TV aberta
Canal do Grupo Kalunga investe em parcerias para ter uma grade integralmente dedicada ao esporte
Em uma nova empreitada no universo televisivo, o Grupo Kalunga estreia em 16 de agosto a Xsports, canal de TV aberta com programação 100% focada em esportes.
A grade será composta por conteúdos gravados e ao vivo, que é prioridade da empresa, e deve ocupar de 40% a 50% da programação.
Milton Leite, Mauro Beting, Álvaro José, Zé Neto e Raí Monteiro integram o time de apresentadores do canal. A empresa também trabalhará com criadores de conteúdo.

Canal visa democratizar acesso ao conteúdo esportivo (Crédito: Divulgação)
A Xsports ocupará o canal 32, da extinta MTV Brasil. Parte da programação também será transmitida no YouTube, com exceção de campeonatos licenciados cujo contrato limite a distribuição à TV aberta.
Em uma parceria de sublicenciamento com a ESPN, do Grupo Disney, a Xsports conseguiu direitos para transmitir a Premier League, LaLiga, Serie A da Itália, Liga Portugal, EFL Championship, Copa do Rei da Espanha e Copa da Alemanha.
Os primeiros campeonatos que a Xsports vai transmitir são os ingleses e espanhóis. A programação também dará enfoque para automobilismo, vôlei, basquete, atletismo e e-sports. O grupo negocia seis cotas de patrocínio para cada modalidade esportiva. Segundo o executivo, o intuito é dar voz às marcas que querem estar presentes no cenário esportivo e aquelas que já são patrocinadoras de times e atletas e que ajudam a revelar talentos.
O Grupo Kalunga tem interesse em competir por direitos de transmissão de campeonatos brasileiros. “Os campeonatos locais já estão comprometidos com alguma emissora, mas, assim que tiver espaço, vamos lutar por esses torneios”, coloca José Roberto Garcia, CEO da Kalunga.
A Xsports busca novos parceiros para licenciamento e outras modalidades de parcerias. “Queremos somar. Nossa missão principal é contribuir para a radiodifusão elevando o esporte, elevando o atleta. Sempre que der para fazermos algum tipo de parceria, vamos conversar. Como somos focados só em esporte, o que é um pouco diferente das grades das outras emissoras, isso nos possibilita fazer acordo com eles mesmo, como parceiros, porque não dá para nós transmitirmos vários jogos do mesmo campeonato. Podemos fazer negociação junto, como também com as pay TV,como a ESPN e outras”, explica.
Cenário do conteúdo esportivo
Aos olhos de Garcia, a ampla oferta de conteúdo esportivo está distante de ser um desafio concorrencial. Para o executivo, o sucesso de veículos como a CazéTV provam a força do conteúdo esportivo, mas o diferencial da Xsports é sua presença na TV aberta 24h por dia, enquanto as demais emissoras dedicam apenas algumas horas do dia para o tema.
“A grande oferta de conteúdo esportivo está muito mais na pay TV e nas plataformas digitais. Na TV aberta, ela tem uma carência muito grande. São 16 canais esportivos só na TV paga. Na TV aberta, não tem oferta de 24/7. Nosso diferencial é proporcionar à população que não tem acesso ao esporte em TV fechada ou no streaming. Nós vamos dar essa oportunidade de deixar o esporte mais democrático dentro da TV aberta”, diz.
Histórico televisivo do Grupo Kalunga
Antes da Xsports, o Grupo Kalunga teve outro canal, focado em cultura pop, a Loading. A empresa estreou o canal em dezembro de 2020, mas ele foi descontinuado em maio do ano seguinte devido a percalços na área comercial, que teve o relacionamento com os clientes dificultado pela pandemia da Covid-19.
“A Loading chegou a alcançar meio ponto de audiência, com picos de um e meio no terceiro mês de atividade. Era um negócio super legal, mas veio a pandemia e a parte comercial ficou bastante debilitada, por não poder poder visitar, poder mostrar. Você tem que estar presente para mostrar, né? Impossibilitou muito a área comercial de agir”, divide Garcia.
O Grupo Kalunga travou negociações com o Grupo Jovem Pan, que estava interessado na frequência para inaugurar um canal televisivo jornalístico, mas a negociação não foi para frente, pois o Grupo Kalunga tinha em mente o projeto da Xsports.
A partir desta terça-feira, 6, a frequência televisiva passa a exibir uma campanha anunciando a chegada da Xsports. Atualmente, a grade é ocupada por 22 horas de programação da Igreja Mundial do Poder de Deus. A campanha de lançamento se concentra em mídias digitais e em mídia out-of-home (OOH) nas capitais São Paulo e Rio de Janeiro.