Novo canal esportivo licenciará conteúdo da ESPN
Canal do Grupo Kalunga entrará na frequência da antiga MTV e trará torneios como Premier League (Inglaterra), LaLiga (Espanha), Serie A Italiana

Premier League será um dos conteúdos sublicenciados pelo Grupo Kalunga (Crédito: Divulgação / Premier League)
O Grupo Kalunga apresentará, nos próximos dias, o X-Sports, canal do segmento de esportes que usará a frequência da extinta MTV Brasil, que ficou ativa entre os anos 1990 a 2013.
Desta vez, segundo informação publicada pela Folha de S.Paulo – posteriormente confirmada pela reportagem de Meio & Mensagem – a empresa contará com uma parceria com a ESPN para sublicenciar o conteúdo dos canais.
Já foi negociada a transmissão de sete torneios: Premier League (Inglaterra), LaLiga (Espanha), Serie A (Itália), Liga Portugal, EFL Championship (segunda divisão da Inglaterra), Copa do Rei da Espanha e Copa da Alemanha.
A empresa do Grupo Disney tem a prioridade na escolha dos jogos exibidos e não participará do desenvolvimento conteúdo do canal, que será inteiramente composto por uma equipe exclusiva.
Em comunicado à imprensa, a ESPN afirma que mantém seu compromisso com a cobertura esportiva robusta e multiplataforma. “Nos canais lineares e no streaming via Disney+, o fã do esporte segue contando com o mais completo e exclusivo catálogo de futebol europeu, exibindo mais de 1000 jogos exclusivos ao público. Além da Premier League, LaLiga, Serie A Italiana, Liga Portugal, EFL Championship, Copa do Rei e Copa da Alemanha, a ESPN e o Disney+ seguem oferecendo a melhor cobertura e transmissão das Copas CONMEBOL Libertadores e Sudamericana”.
Ainda segundo a publicação da Folha, a intenção é que o X-sports siga o modelo do Esporte Interativo, canal que ocupava um espaço na TV UHF, mas que deixou de existir em 2018, migrando para a TV por assinatura junto à TNT Sports.
Além da ESPN, o X-Sports deve ter outras empresas parceiras para o sublicenciamento de conteúdo.
Grupo Kalunga e a mídia
O Grupo Kalunga é dono da frequência do canal 32 desde 2014. Desde então, vem tentando emplacar uma emissora para a produção de conteúdo. Em dezembro 2020, estreou a Loading, um canal que tinha a proposta de oferecer uma programação voltada à cultura pop, games, animes e ao universo geek.
Comandada na época pelo CEO Thiago Garcia, Loading tinha uma proposta voltada ao público gamer, já que os jogos eletrônicos são um dos setores que mais vêm crescendo nos últimos anos.
O projeto começou com 125 funcionários e encerrou suas atividades em maio de 2021. Os colaboradores da empresa comunicaram em suas redes sociais, na época, uma demissão em massa após uma reunião com a direção da emissora, que atribuiu o fim da programação à saída da Kalunga, principal patrocinadora do canal.
Logo após isso, em julho, a Jovem Pan cogitou assumir a programação da frequência. Na ocasião, o presidente e sócio-proprietário da Jovem Pan, Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha, afirmou que o grupo estava próximo de fechar o acordo com os donos da concessão e que o negócio seria uma joint venture. O canal continuaria pertencendo ao Grupo Kalunga e a empresa de mídia entraria com o conteúdo.
Atualmente, o grupo vende 22 horas da programação do canal 32 para a Igreja Mundial do Poder de Deus, liderada pelo pastor Valdemiro Santiago.