O melhor e o pior do SEO: o que as marcas devem fazer para conseguir melhores resultados

Saiba como não perder as oportunidades e como evitar armadilhas para ter mais destaque na web

i 2 de dezembro de 2014 - 8h15

A marca precisa aparecer quando os consumidores procuram pelo produto ou serviço no Google ou falam sobre ela nas redes sociais.

Por quê? Porque aparecer significa lucro:
– 80% dos consumidores buscam produtos e serviços antes de comprá-los;
– 70% leem avaliações online antes de tomar decisões de compra;
– 68% dos consumidores começam a decidir quando procuram por palavras-chave;
– Sites que publicam com certa frequência recebem 55% mais tráfego e 80% mais leads;
– Mais de 70% dos cliques de search são orgânicos.

Você não precisa de uma lista de estatísticas para saber que ter visibilidade na internet resulta em grandes ganhos.

Mas, ainda assim, muitas marcas perdem as inúmeras oportunidades que blogs, redes sociais e mecanismos de busca têm a oferecer. Elas falham com os consumidores justo no momento em que procuram pelo produto.

Você aparece?
Faça um teste rápido com seu smartphone. Digite no campo de busca do Google algumas palavras que descrevam seu produto ou serviço. Não as palavras-chave da sua marca, mas termos mais genéricos.

Se eles não conseguem te encontrar, você não existe. Se você não falar com eles, você não é relevante. Sem conteúdo de qualidade, você fica chato.

Em um mundo onde 80% dos consumidores procuram por um produto ou serviço antes de adquirí-lo, invisibilidade é um destino muito pior do que o fracasso.

Suas vendas estão caindo apesar do investimento robusto em anúncios? É porque só 0,10% das pessoas clicam em banners. Então a indústria conta e cobra por impressões, um terço das quais não são bem vistas por seres humanos. Cerca de 85% pulam anúncios de TVs e 44% dos e-mails diretos nunca são lidos. E a lista continua.

Há muito acontecendo na internet e os consumidores não querem ser interrompidos.
A boa notícia é que ferramentas digitais surgiram para que marcas e indivíduos obtivessem lucro sem que fosse preciso investir valores muito altos. As barreiras nàao existem mais. O marketing é democratizado.

Evite problemas com o Google
Há muitas razões pelas quais você pode não estar usando canais de marketing inbound (como SEO, social media, blogs e newsletter) para obter leads.

Você pode ter tentado, mas falhou e desistiu. Mas a verdade é que não é o inbound marketing que não funciona, você é que não soube fazer com que ele funcione.

Ou você foi irresponsável com o Google. Como direcionar o SEO para as Filipinas para ficar entre os primeiros resultados de busca.

Mas na realidade, aqueles que utilizarem SEO da forma correta terão mais lucro.


O bom, o ruim e o feio do SEO

Por muitos anos, adeptos do SEO contribuíram com grandes quantidades de spam e conteúdo precário na web.

Isso foi até 2011, quando o Google lançou seu primeiro algoritmo anti-spam chamado Panda.

As atualizações de algoritmo recentes da empresa, que incluem Panda e Penguin, tornaram a maioria das táticas de SEO obsoletas.

Ainda é preciso entender como o algoritmo de busca funciona para que seu conteúdo apareça. Para isso, concentre-se não apenas na palavra-chave, mas otimize o conteúdo tendo em mente “quem” digitou no campo de busca.

O algoritmo do Google tenta pensar como ser humano. Então, tente estar à frente colocando o usuário no centro.

Daqui para frente, profissionais precisam alinhar a estratégia de palavras-chave com a jornada do consumidor, enfatizando a conexão entre conteúdo e intenção por meio de pesquisas e análises sobre a audiência.


O bom: SEO de chapéu branco

O segredo para o sucesso do SEO é focar em qualidade: otimização, conteúdo e relacionamentos. Com qualidade ao seu lado, usuários e algoritmos também estarão.
Otimização de qualidade: otimizar seu site para ajudar mecanismos de busca a entenderem que seu conteúdo está alinhado ao SEO.

Qualidade do conteúdo: criar conteúdo compartilhável e com links.

Relacionamentos de qualidade: construir relacionamentos que amplifiquem seu conteúdo e aumente as chances de ganhar backlinks para seu site.

O ruim: o lado negro do SEO
Existem muitas empresas e consultores de SEO que pararam no tempo. Não acreditem em contos de fadas, não existe almoço de graça quando se fala em SEO.

Evite as seguintes práticas:
Compra de links. Pagar por links é uma violação dos termos de serviço do Google.
Adquirir links de baixa qualidade. Criar centenas de backlinks manualmente. O Google sabe melhor, você também devia.

Reutilização de artigos. Reescrever e publicar conteúdo de baixa qualidade resultará em links medíocres.


O feio: spam de SEO

Há muitas formas de spam na internet. É um grande problema para o Google, que constantemente tenta barrar esse tipo de resultado.

Você pode ser deitdo por spam se adotar alguma dessas práticas:
Contas e comentários falsos. Você também pode ser processado e multado.
Spam de conteúdo. Essas técnicas envolvem textos escondidos e palavras-chave excessivas.

Blogs com spam. Blogs construídos sobre conteúdo duplicado com milhares de páginas inúteis. Esses sites existem apenas para monetização e não oferecem valor algum aos usuários.

Com informações do The Next Web