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Otimização cross-device: conectando com pessoas, e não apenas com seus dispositivos

Tendo uma visão completa da jornada do consumidor, se dá aos anunciantes o poder de se conectar com as pessoas, e não apenas com os seus dispositivos


23 de fevereiro de 2016 - 6h03

(*) Por Edvaldo Acir

 

Não é novidade que os consumidores estão migrando entre smartphones, tablets e computadores durante o dia todo. Cada vez mais as pessoas têm diversos dispositivos digitais e, muitos rotineiramente, realizam pesquisas em um aparelho e concluem ações em outro. Mas, se uma pessoa tem um smartphone, tablet e laptop para uso pessoal e um laptop para uso de trabalho, você pode se surpreender ao saber que esses quatro dispositivos estão sendo percebidos pelos anunciantes como seis a oito consumidores em vez de um. A multiplicidade de novos e cada vez mais inteligentes dispositivos móveis apresenta uma grande oportunidade para os anunciantes e, se as pessoas não estão vinculadas a somente um dispositivo, por que seus planos de marketing deveriam estar?

 

Os dias em que um anunciante programava uma campanha pensando somente em um canal ou era centrada somente no dispositivo estão acabando. Esse formato será cada vez mais substituído por uma abordagem significativamente com maior desempenho, centralizada no consumidor oferecendo a capacidade de gerenciar todo sua jornada.

 

Batizada de cross-device, essa abordagem é o primeiro passo para a nova geração da publicidade digital, que já utiliza o benefício da comunicação programática em todos os canais e dispositivos, incluindo wearables, e que no futuro vai além da internet das coisas. Os anunciantes podem agora chegar a um indivíduo no momento da influência e no dispositivo mais adequado com a mensagem certa para atingir seus objetivos de campanha.

 

Os benefícios incluem:

 

– Melhor ROI
Uma análise inicial com campanhas de cross-device descobriu que anunciantes alcançaram um aumento de 31% do ROI médio ao otimizar mídia por todos os canais que utilizam perfis de cross-device.

 

– Melhor atribuição
Quantas conversações de desktops foram impulsionadas por impressões em Android a partir de smartphones? Com atribuição de cross-device, os anunciantes podem finalmente conferir a influência de cada dispositivo em conversões, para ver qual está realmente trabalhando.

 

– Insights poderosos de cross-device
Os anunciantes podem agora compreender melhor como o desempenho da campanha é influenciado pelos dados de cross-device e, com isso, se beneficiar de uma percepção mais profunda, como a propriedade de dispositivo, a influência do cross-device e do mix ideal de mídia.

 

De acordo com estudo que a Rocket Fuel encomendou à Nielsen, realizado em 2015, a cobertura do consumidor cross-device é de 50,0% – aproximadamente cinco vezes maior do que o concorrente mais próximo com resultados públicos. E também previu a precisão do relacionamento através do cross-device com 97,5% do tempo – uma taxa de exatidão maior do que qualquer outro fornecedor de tecnologia probabilística cross-device.

 

A otimização do cross-device oferece um futuro que permite aos anunciantes unificar uma experiência de campanha por meio da otimização de mídia para indivíduos e seus momentos únicos de influência, através de computadores e dispositivos móveis. Tendo essa visão completa da jornada do consumidor, se dá aos anunciantes o poder de se conectar com as pessoas, e não apenas com os seus dispositivos.

 

(*) Edvaldo Acir é diretor geral da Rocket Fuel para o Brasil e América Latina
 

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