10 de janeiro de 2022 - 6h00
(Crédito: Pexels)
As compras híbridas hoje são uma realidade no mundo e em todos os segmentos, desde lojas de departamentos como a Amaro, Renner, Riachuelo e C&A, no qual o cliente escolhe suas peças on-line com o auxílio do vendedor até mesmo em estabelecimentos de móveis e eletrodomésticos como a Marabraz, Magazine Luíza, Camicado, Casas Bahia, Ponto Frio, Lojas Americanas, entre outras, em que o consumidor também pode comprar in loco ou de forma on-line. E os números de mercado não mentem: segundo edição de pesquisa realizada pelo jornal O Globo mostra que 59% das pessoas pretendem fazer compras tanto pela internet quanto em lojas físicas. O estudo ouviu 1700 pessoas, maiores de 18 anos, das classes A, B e C, residentes de todas as regiões do país. O comportamento multicanal foi um dos destaques deste estudo. Segundo O Globo, 59% dos respondentes disseram que pretendem aproveitar os descontos da Black Friday tanto pela internet como nas lojas físicas. O percentual é maior do que o grupo que declarou que pretende fazer compras somente pela internet (45%). Apenas 16% dos entrevistados afirmaram que irão fazer compras somente em lojas físicas. Já o gasto médio estimado para a data deve ficar em torno de R$ 586,00.
Além disso, o levantamento da Neotrust/Compre&Confie demonstra que as vendas da Black Friday de 2020 passaram de 5,1 bilhões, valor 31% maior do que em 2019. De acordo com o estudo, foram realizadas 7,6 milhões de compras on-line na data, número 24,7% maior do que o registrado na Black Friday em 2019. Quando se trata desses eventos como a Black Friday, normalmente, as categorias que geram maior volume de compras são Moda e Acessórios, Beleza, Perfumaria e Saúde, Artigos para Casa, Entretenimento e Eletrodomésticos e Ventilação. Considerando o faturamento, as classes de produtos que mais geraram receita foram: Telefonia, Eletrodomésticos e Ventilação, Informática e Câmeras, Entretenimento e Móveis, Construção e Decoração.
É indispensável que a sua marca participe de maneira onipresente dessa data tão importante, não só para aumentar suas vendas, mas também para fidelizar seus clientes, hoje, o que chamamos de consumidor 5.0 já é uma grande realidade. Ou seja, ser omnichannel é conectar todos os canais de sua empresa, principalmente pontos físicos com o on-line. O principal objetivo é melhorar e facilitar a experiência de compra do consumidor com a conexão de diferentes formas de comunicação ou venda. Abaixo, listo alguns benefícios que a onipresença pode trazer para seus clientes não só na Black Friday, mas durante o ano todo:
– Atendimento ágil – ser omnichannel ajuda na operação atendimento já que, com ela, você tem acesso a todo histórico de chamados abertos por determinado cliente, pois essa tecnologia integra e centraliza todos os canais de atendimento da sua empresa em um só lugar, facilitando o atendimento para os operadores;
– Mensuração de campanhas – ter uma estratégia onipresente auxilia o gestor da área de atendimento a mensurar e acompanhar os indicadores da sua equipe. O que torna muito mais fácil a tomada de decisões e a possibilidade de melhorias a partir dos insights que podem ser tirados desse atendimento;
– A empresa física não precisa ser grande – se você ou a empresa a qual gerencia possui apenas uma posição de atendimento, o omnichannel já pode te ajudar a integrar os diversos canais que o seu e-commerce tem.