Black Friday reforça a importância da onipresença e compra híbrida para o consumidor 5.0
É indispensável que a sua marca participe de maneira onipresente dessa data tão importante, não só para aumentar suas vendas, mas também para fidelizar seus clientes
As compras híbridas hoje são uma realidade no mundo e em todos os segmentos, desde lojas de departamentos como a Amaro, Renner, Riachuelo e C&A, no qual o cliente escolhe suas peças on-line com o auxílio do vendedor até mesmo em estabelecimentos de móveis e eletrodomésticos como a Marabraz, Magazine Luíza, Camicado, Casas Bahia, Ponto Frio, Lojas Americanas, entre outras, em que o consumidor também pode comprar in loco ou de forma on-line. E os números de mercado não mentem: segundo edição de pesquisa realizada pelo jornal O Globo mostra que 59% das pessoas pretendem fazer compras tanto pela internet quanto em lojas físicas. O estudo ouviu 1700 pessoas, maiores de 18 anos, das classes A, B e C, residentes de todas as regiões do país. O comportamento multicanal foi um dos destaques deste estudo. Segundo O Globo, 59% dos respondentes disseram que pretendem aproveitar os descontos da Black Friday tanto pela internet como nas lojas físicas. O percentual é maior do que o grupo que declarou que pretende fazer compras somente pela internet (45%). Apenas 16% dos entrevistados afirmaram que irão fazer compras somente em lojas físicas. Já o gasto médio estimado para a data deve ficar em torno de R$ 586,00.
Além disso, o levantamento da Neotrust/Compre&Confie demonstra que as vendas da Black Friday de 2020 passaram de 5,1 bilhões, valor 31% maior do que em 2019. De acordo com o estudo, foram realizadas 7,6 milhões de compras on-line na data, número 24,7% maior do que o registrado na Black Friday em 2019. Quando se trata desses eventos como a Black Friday, normalmente, as categorias que geram maior volume de compras são Moda e Acessórios, Beleza, Perfumaria e Saúde, Artigos para Casa, Entretenimento e Eletrodomésticos e Ventilação. Considerando o faturamento, as classes de produtos que mais geraram receita foram: Telefonia, Eletrodomésticos e Ventilação, Informática e Câmeras, Entretenimento e Móveis, Construção e Decoração.
É indispensável que a sua marca participe de maneira onipresente dessa data tão importante, não só para aumentar suas vendas, mas também para fidelizar seus clientes, hoje, o que chamamos de consumidor 5.0 já é uma grande realidade. Ou seja, ser omnichannel é conectar todos os canais de sua empresa, principalmente pontos físicos com o on-line. O principal objetivo é melhorar e facilitar a experiência de compra do consumidor com a conexão de diferentes formas de comunicação ou venda. Abaixo, listo alguns benefícios que a onipresença pode trazer para seus clientes não só na Black Friday, mas durante o ano todo:
– Atendimento ágil – ser omnichannel ajuda na operação atendimento já que, com ela, você tem acesso a todo histórico de chamados abertos por determinado cliente, pois essa tecnologia integra e centraliza todos os canais de atendimento da sua empresa em um só lugar, facilitando o atendimento para os operadores;
– Mensuração de campanhas – ter uma estratégia onipresente auxilia o gestor da área de atendimento a mensurar e acompanhar os indicadores da sua equipe. O que torna muito mais fácil a tomada de decisões e a possibilidade de melhorias a partir dos insights que podem ser tirados desse atendimento;
– A empresa física não precisa ser grande – se você ou a empresa a qual gerencia possui apenas uma posição de atendimento, o omnichannel já pode te ajudar a integrar os diversos canais que o seu e-commerce tem.