O grandão que não assusta as crianças
Ricardo ?Gordo? Carvalho tem no currículo os famosos comerciais dos mamíferos da Parmalat
Ricardo ?Gordo? Carvalho tem no currículo os famosos comerciais dos mamíferos da Parmalat
Meio & Mensagem
11 de novembro de 2013 - 10h03
Por Aline Rocha
Diretor: Steven Spielberg
Cantor: Chico Buarque e Tom Jobim
Filme: Amadeus
Time: Internacional de Porto Alegre
Ricardo “Gordo” Carvalho gosta de gente. E é isso que o inspira a dirigir os filmes de publicidade. Carvalho acumula comerciais para Bradesco, Nestlé, Unilever, McDonald’s e Parmalat. Para esta última, Gordo dirigiu os famosos “Mamíferos”, na década de 1990, e considera a campanha a principal responsável pelo reconhecimento de seu trabalho.
O diretor começou a carreira na RBS, em 1979, na operação de videotapes. Foi lá que teve o primeiro contato com as câmeras e o universo da edição. “Não fiz faculdade, mas considero a RBS a minha escola”. Nos anos 1990, mudou-se para São Paulo e foi trabalhar na produtora TVC. Lá, conheceu Dorian Taterka, fundador da agência Taterka. Carvalho afirma que Dodi, como Dorian é chamado, é um de seus mestres e a pessoa mais importante de sua carreira.
Diretor de cena da Conspiração há quatro anos, Gordo diz estar em uma fase que consegue mais tranquilidade e naturalidade para trabalhar. “Agora, consegui unir minha bagagem como um diretor maduro e experiente”, afirma.
Entre as peças, são vários os comerciais feitos com crianças. Carvalho se diz surpreso com a facilidade do relacionamento com elas. “Sou um cara grandão e espontâneo e elas deveriam se assustar. Nunca soube explicar, mas elas gostam de mim, me entendem”, diverte-se. O nome Gordo, aliás, surgiu exatamente pelo fato de Carvalho ser “grandão”: foi um apelido carinhoso que recebeu e incorporou. Algumas produtoras com as quais trabalhou sugeriram esquecer a brincadeira, mas Carvalho recusou justamente por ser conhecido dessa forma.
Para o futuro, Gordo confessa um desejo: dirigir dramaturgia na televisão. Entre seus hobbys, além de assistir a jogos de futebol, o diretor afirma que gosta de ficar com seus bichos de estimação. Ele tem dois papagaios, um cachorro e um gato que, juntos com seu filho, formam sua família. “É uma família multiespécie, não é assim que chamam?”, brinca.
Compartilhe
Veja também
Meta pede reconsideração, mas ANPD mantém restrição sobre IA
Autoridade Nacional de Proteção de Dados recebeu pedido de reconsideração da determinação, mas manteve a big tech proibida de usar dados de usuários para treinar ferramentas de inteligência artificial
Masp vai hastear bandeira LGBT+ durante a Parada de São Paulo
Iniciativa inédita foi idealizada pelo Castro Festival e viabilizada pela marca Amstel