Assinar

O grandão que não assusta as crianças

Buscar

O grandão que não assusta as crianças

Buscar
Publicidade
Sem categoria

O grandão que não assusta as crianças

Ricardo ?Gordo? Carvalho tem no currículo os famosos comerciais dos mamíferos da Parmalat


11 de novembro de 2013 - 10h03

Por Aline Rocha

Diretor: Steven Spielberg
Cantor: Chico Buarque e Tom Jobim
Filme: Amadeus
Time: Internacional de Porto Alegre

Ricardo “Gordo” Carvalho gosta de gente. E é isso que o inspira a dirigir os filmes de publicidade. Carvalho acumula comerciais para Bradesco, Nestlé, Unilever, McDonald’s e Parmalat. Para esta última, Gordo dirigiu os famosos “Mamíferos”, na década de 1990, e considera a campanha a principal responsável pelo reconhecimento de seu trabalho.

O diretor começou a carreira na RBS, em 1979, na operação de videotapes. Foi lá que teve o primeiro contato com as câmeras e o universo da edição. “Não fiz faculdade, mas considero a RBS a minha escola”. Nos anos 1990, mudou-se para São Paulo e foi trabalhar na produtora TVC. Lá, conheceu Dorian Taterka, fundador da agência Taterka. Carvalho afirma que Dodi, como Dorian é chamado, é um de seus mestres e a pessoa mais importante de sua carreira.

Diretor de cena da Conspiração há quatro anos, Gordo diz estar em uma fase que consegue mais tranquilidade e naturalidade para trabalhar. “Agora, consegui unir minha bagagem como um diretor maduro e experiente”, afirma.

Entre as peças, são vários os comerciais feitos com crianças. Carvalho se diz surpreso com a facilidade do relacionamento com elas. “Sou um cara grandão e espontâneo e elas deveriam se assustar. Nunca soube explicar, mas elas gostam de mim, me entendem”, diverte-se. O nome Gordo, aliás, surgiu exatamente pelo fato de Carvalho ser “grandão”: foi um apelido carinhoso que recebeu e incorporou. Algumas produtoras com as quais trabalhou sugeriram esquecer a brincadeira, mas Carvalho recusou justamente por ser conhecido dessa forma.

Para o futuro, Gordo confessa um desejo: dirigir dramaturgia na televisão. Entre seus hobbys, além de assistir a jogos de futebol, o diretor afirma que gosta de ficar com seus bichos de estimação. Ele tem dois papagaios, um cachorro e um gato que, juntos com seu filho, formam sua família. “É uma família multiespécie, não é assim que chamam?”, brinca.

wrapswrapswrapswrapswrapswrapswrapswrapswraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também