O Super Bowl da tecnologia começou em Austin
O SXSW já se tornou um dos eventos mais lucrativos nos EUA, capaz de rivalizar com nada mais, nada menos do que o Super Bowl
O SXSW já se tornou um dos eventos mais lucrativos nos EUA, capaz de rivalizar com nada mais, nada menos do que o Super Bowl
10 de março de 2023 - 11h55
E lá vamos nós para mais uma jornada intensa de atualização, conhecimento e debates sobre o que já está aí e o que está por vir. A caminho da edição 2023 do SXSW preparo aqui meu kit de absorção de informações, tamanha quantidade e variedade, transitando em ambientes frenéticos e concorridos. O SXSW já se tornou um dos eventos mais lucrativos nos EUA, capaz de rivalizar com nada mais, nada menos do que o Super Bowl. E já que estou aqui para esse update, compartilharei diariamente com vocês neste canal do Meio&Mensagem.
Você que acompanha esse universo, sabe que o evento se tornou um sinalizador e, muitas vezes, marco de tendências. Como estamos vivendo um momento em que a Inteligência Artificial se intensifica como tema de debates acalorados, é óbvio que estou bem curioso para saber o que pensam as principais lideranças do setor sobre as variantes e a evolução da IA generativa, como o ChatGPT, por exemplo. Mas como esse universo de IA faz parte do nosso cotidiano da VidMob, também tenho interesse em saber o que há de novo em relação aos projetos de Realidade Aumentada e até mesmo sobre o metaverso, que perdeu fôlego pós Websummit de Lisboa mas continua no imaginário de todos.
Esta edição receberá o maior número de visitantes estrangeiros, e as maiores delegações são do Brasil. Nós, da VidMob, participamos de uma missão com o Institute For Tomorrow que faz a mentoria desse evento para 40 líderes de marketing de grandes empresas no Brasil. Serão mais de 30 temas abordados em diversos ambientes, alguns simultaneamente, e a experiência de quem conhece o evento há anos, favorece um melhor entendimento de uma linguagem que muitas vezes parece cifrada. Tivemos uma seção de warm up da viagem com esse grupo na sede da VidMob, em São Paulo, e a energia e entusiasmo já era intensa.
Todos já ansiosos para se deparar com keynotes, workshops e encontros com Kyle Vogt, do Twitch, Ginni Rometty, ex-CEO da IBM, ou a imperdível e curiosa palestra de Sam Altman, CEO da OpenAI, para citar apenas três. O encontro com Altman deverá ser disputado já que se tornou um tema de intenso debate saber qual o momento em que a IA vai, de fato, substituir a mão de obra humana. E em quais situações isso será possível, quais atividades.
Além disso, como não poderia faltar, a sempre esperada palestra de Amy Lynn, a futurista americana CEO do Future Today Institute, que edita anualmente um relatório de tendências com a análises de variados cenários, com uma precisão impressionante.
A expectativa desse grupo de executivos de marketing que a VidMob acompanha na missão, é se deparar com revelações de produtos e tecnologias que sejam surpreendentes, como já aconteceu com NFTs, por exemplo. Mas, sobretudo, que possam ajudar a acelerar os processos evolutivos do marketing digital e das campanhas. A tecnologia, nosso foco principal, encontra importante destaque no evento e o universo gamer, que transita entre a IA e o metaverso há muito tempo, também. Por isso, não deixarei de buscar referências nesse segmento que avança sempre com velocidade evolutiva impressionante e tem muito a nos ensinar.
Nós estaremos juntos aqui e eu prometo buscar no SXSW o que realmente transita em nosso universo de Inteligência Artificial, trazendo mais soluções conectadas à gestão data-driven que nossos parceiros adotaram com base na Inteligência Criativa.
Compartilhe
Veja também
SXSW confirma Arvind Krishna, CEO da IBM, como primeiro keynote
Além do executivo da big tech, festival confirma nomes já veteranos da programação, como Amy Gallo e Rohit Bhargva
SXSW 2025 anuncia mais de 450 sessões
Pertencimento e conexão humana estão entre os principais temas da programação do evento, que conta com 23 trilhas de conteúdo