Últimas notícias

Estadão: quem promover previdência recebe anúncio federal

Segundo jornal, veículos que se posicionarem a favor da reforma receberiam investimento em anúncios

i 12 de abril de 2017 - 14h10

Para atrair votos favoráveis à Reforma da Previdência, o governo federal estaria utilizando a verba destinada a publicidade, principalmente em rádios e TVs. De acordo com reportagem do Estado de S. Paulo, a estratégia do Palácio do Planalto seria fazer com que locutores e apresentadores populares, principalmente no Nordeste, falassem de maneira favorável sobre as mudanças. Os veículos de comunicação que aderirem à campanha teriam direito à publicidade federal.

Os responsáveis pela indicação da mídia que receberá a verba publicitária seriam deputados e senadores. A ideia de conquistar grandes emissoras teria sido concebida pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco. No entendimento do governo, os parlamentares, ao direcionarem publicidade para o veículo, ganhariam mais espaço para aparecer nesses meios nas eleições de 2018. Nas palavras de um auxiliar do presidente Michel Temer que teria falado com o Estadão, a tática “mata dois coelhos com uma só cajadada”.

Além disso, o governo também estaria apresentando novas propagandas para esclarecer dúvidas a respeitos da proposta. Sob o slogan “Previdência. Reformar hoje para garantir o amanhã”, as peças tentariam consertar o que os assessores de Temer definem como “erros” de comunicação.