Marketing

Natura: a marca de autocuidado mais popular entre homens

Marca cresce em popularidade entre homens da classe A, enquanto a O'Boticário se consolida entre os jovens

i 1 de agosto de 2025 - 17h54

Natura entre os homens

Natura lidera o ranking como a marca mais citada entre os homens (Créditos: Divulgação)

O mercado de beleza masculino tem ganhado cada vez mais destaque no mundo, com a popularização do autocuidado também entre os homens. O Brasil também tem acompanhado esse movimento, representando 13% do segmento no mundo, segundo o relatório Grand View Research.

Segundo a pesquisa “Cosmentology 2025”, guiada pela Croma Consultoria, a Natura é a marca líder entre o público masculino, com destaque para a faixa de maior poder aquisitivo nas regiões Sul e Sudeste do país.

A marca é mais frequentemente associada à sustentabilidade, bem-estar e transparência, o que contribui para sua posição no topo do ranking, se alinhando com consumidores mais exigentes.

O’Boticário, por sua vez, cai no gosto do público mais jovem, e também entre os consumidores da classe C. Segundo o levantamento, a marca tem forte adesão no Nordeste, com estratégias digitais assertivas e campanhas que valorizam a representatividade.

Já a Nívea cresce em popularidade entre homens mais velhos, principalmente na geração X e Baby Boomers. A marca se conecta com consumidores que priorizam tradição e segurança, repercurtindo principalmente entre aqueles que desejam rotinas mais práticas e assertivas.

Por fim, a Avon aparece em declínio de popularidade na pesquisa. Os desafios de posicionamento da marca podem estar relacionados à ausência de estratégias específicas para o público masculino, além de baixa presença digital.

“O mercado de beleza e autocuidado masculino deixou de ser um nicho e se consolidou como um segmento estratégico e dinâmico. O que antes era impulsionado por tendências passageiras, hoje reflete um novo comportamento de consumo”, explica Edmar Bulla, fundador da Croma Consultoria e idealizador do estudo.

Essa mudança de comportamento abre oportunidades para que marcas invistam em estratégias mais plurais, acompanhando as transformações sociais em curso.