Últimas notícias

Grupo pede inclusão de atores latinos nos indicados ao Oscar

Este é o sexto ano consecutivo em que latinos não ganham espaço entre os indicados nas categorias de "Melhor Ator" e "Melhor Atriz"

i 6 de fevereiro de 2018 - 18h25

Na segunda-feira, 5, aconteceu o tradicional almoço servido aos indicados ao Oscar em Beverly Hills e, do lado de fora do hotel, um grupo de pessoas, entre eles profissionais do ramo, se uniram em protesto à falta de atores hispânicos nas telas do cinema. Alex Nogales, presidente da Coligação Nacional de Mídia Hispânica esteve presente e declarou que sua raiva não era direcionada à Academia, mas aos produtores e diretores que foram ao almoço. O presidente ainda disse que a Academia estava fazendo um bom trabalho ao nomear atores negros — em 2016, a Academia foi alvo de críticas por não incluir negros em suas indicações, o que gerou a campanha “Oscar So White”. Os manifestantes carregavam cartazes com os dizeres “Enough is Enough” e “Oscars So White”. A Coligação anunciou que fará um novo protesto em 3 de março, dia anterior à cerimônia de entrega.

De acordo com um estudo feito pela University of Southern California, 18% da população dos Estados Unidas é latina, mas apenas 3% dos personagens de filmes da última década são. Segundo informações do The New York Times, esse é o sexto ano consecutivo que nenhum ator ou atriz hispânico foi nomeado. O único indicado com descendência latina é Guilhermo del Toro, diretor de A Forma da Água, que nasceu no México. O único latino a ganhar o prêmio foi José Ferrer, por sua performance em Cyrano de Bergerac, em 1951.

 

(Crédito: Reprodução)