Assinar

Jornalista Alberto Dines morre em São Paulo

Buscar

Jornalista Alberto Dines morre em São Paulo

Buscar
Publicidade
Últimas notícias

Jornalista Alberto Dines morre em São Paulo

Professor, escritor e pesquisados de comunicação, profissional foi o criador do Observatório da Imprensa


22 de maio de 2018 - 11h03

Alberto Dines foi o fundador do Observatório da Imprensa (Crédito: reproduçao/ObservatórioDaImprensa)

O jornalista, escritor e professor Alberto Dines morreu na manhã desta terça-feira 22, em São Paulo. Dines tinha 86 anos e estava interno no Hospital Albert Einstein, na capital paulista. A família não informou a causa da morte.
Com uma carreira iniciada em 1952, o jornalista trabalhou em alguns dos mais importantes veículos do País e foi o criador, em 1996, do Observatório da Imprensa, plataforma digital que visava analisar os rumos do jornalismo contemporâneo, propondo uma autocrítica à imprensa e aos veículos nacionais.

O Observatório da Imprensa comunicou que, em breve, publicará uma homenagem especial ao seu fundador.
Dines começou a carreira em 1952 como crítico da revista A Cena Muda e, no ano seguindo, trabalho como repórter da revista Visão, onde permaneceu até 1957, quando foi convidado a trabalhar na revista Manchete, onde se tornou secretária de redação. Dois anos depois, foi para o jornal Última Hora e, em 1960, passou pela revista Fatos e Fatos e pelo jornal Diário da Noite, de Assis Chateaubriand.

Em 1962 iniciou uma carreira de 12 anos no Jornal do Brasil, período em que ficou marcado pela luta contra a censura imposta pela ditadura militar aos meios jornalísticos. Depois de deixar o jornal, passou uma temporada nos Estados Unidos lecionando disciplinas jornalísticas. A carreira de professor universitário, inclusive, já havia começado no Brasil na década de 60. Quando voltou ao Brasil, ainda na década de 70, trabalhou na Folha de S.Paulo, no Pasquim e na Editora Abril, onde foi responsável por lançar a revista Exame em Portugal, fato que fez com que passasse uma temporada em Lisboa, onde fundou a primeira versão do Observatório da Imprensa. De volta ao Brasil, na década de 90, passou a dedicar-se ao Laboratorio de Estudos Avançados de Jornalismo da Unicamp, fundado por ele, e ao Observatório da Imprensa.

Ao longo da carreira, publicou mais de uma dezena de livros sobre jornalismo, comunicação e também contos.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Plataforma Oracle Cloud Infrastructure será usada pela Red Bull nos projetos de desempenho do carro, aprendizado de máquina, análise de dados e para aprimorar a experiência dos fãs

  • Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Expectativa de profissionais para o período pós-Covid-19 aponta trabalho mais flexível, empático e solidário