Abel Reis: “o que eu aprendi com consultorias”

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Comunicação

Abel Reis: “o que eu aprendi com consultorias”

CEO do DAN responsável pela aquisição da Cosin, em 2016, assume como sponsor global do grupo para consultoria; novo serviço definirá estratégias de transformação digital aos clientes


19 de dezembro de 2018 - 6h00

 

Abel Reis e Alessandro Cosin, fundador da Cosin (Crédito: Divulgação)

O grupo Dentsu Aegis Network (DAN) anunciou, nesta terça-feira, 18, a nomeação de Abel Reis, CEO do DAN Brasil, como sponsor global do grupo para consultorias. Essa nova frente de negócios se propõe a definir estratégias de empresas em processo de transformação digital. Reis foi responsável, em 2016, pela aquisição da consultoria de negócios e tecnologia Cosin Consulting.

A nova frente estabeleceu cinco práticas de atuação: Inteligência de Marketing, Negócios e Transformação de Marca, Commerce, Tecnologia e Inovação. Cada um dos pilares contará com a expertise de 275 consultores, estrategistas e tecnólogos da rede global da Isobar para as regiões mencionadas.

“A nova economia digital exige capacidades mais analíticas, unidas a uma visão orientada aos negócios. Temos o desafio de maximizar essa premissa e unificá-la nos mercados da Isobar, aliando as expectativas dos anunciantes com o cenário atual de consumo por meio da aplicação de modelos inteligentes de análise, que maximizem o uso do digital no negócio”, observa Abel Reis. Ao Meio & Mensagem, ele fala sobre o aprendizado do grupo com as consultorias e os desafios dessa nova fase.

Meio & Mensagem – Desde 2016, com a aquisição da Cosin Consulting, qual foi o aprendizado para o grupo ao ter uma consultoria e, mais que isso, o quanto essa cultura influenciou as outras empresas?
Abel Reis – A aquisição da Cosin Consulting, formada por 250 consultores, trouxe diversos impactos positivos para nosso grupo no Brasil e na América Latina, com repercussões em outros mercados ao redor do mundo. No Brasil em particular, houve muita fertilização cruzada. Pelo lado do DAN, induzimos mudanças no perfil profissional de líderes em diversas áreas, implantamos novos modelos de gestão e criamos novas linhas de serviços diretamente inspiradas pelo know-how consultivo. Do lado da Cosin Consulting, incorporamos disciplinas de mídia, dados, bem como induzimos o trabalho integrado aos times de criação. Foi um processo complexo, mas extremamente rico.

M&M – Como separar a transformação digital “buzzword” (todo mundo quer se transformar digitalmente) das experiências concretas e maduras de mercado?
Reis – Concordo que o termo “transformação digital” por vezes é usado de forma genérica e imprecisa. Contudo a meu ver vivemos um processo de amadurecimento dos mercados e seus fornecedores – de plataformas a anunciantes, passando por agências e consultorias, todos estão testando, aprendendo e melhorando. A linha que separa a “buzzword” da experiência concreta são os KPIs que mensuram o atingimento de metas claramente definidas.

M&M – Muito se fala de transformação digital para os clientes, mas e as agências brasileiras, o quanto elas vivem, de fato, essa transformação?
Reis – As agências brasileiras estão numa jornada de reinvenção onde um velho paradigma ainda resiste e o novo ainda não nasceu completamente. Transformação digital nas agências passa por processos, pessoas, ferramentas e principalmente novos modelos de geração de receitas e de entrega de valor para os anunciantes. Chegaremos lá, mas para tanto as lideranças das agências brasileiras deverão protagonizar essa transformação – não podemos ficar a reboque de outros agentes do mercado.

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