Black Friday terá código de ética
Busca Descontos e Camara-e.net se unem para evitar que lojas participantes façam a chamada ?maquiagem de preço?
Busca Descontos e Camara-e.net se unem para evitar que lojas participantes façam a chamada ?maquiagem de preço?
Meio & Mensagem
7 de novembro de 2013 - 11h18
Alvo de críticas dos internautas por não oferecer descontos significativos – foram oito mil queixas no site Reclame Aqui, em 2012 –, a Black Friday Brasil tenta, em sua quarta edição, conter práticas abusivas como a “maquiagem de preços”. O site Busca Descontos, responsável pela iniciativa promocional, fez uma parceria com a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net) para regulamentar as ações dos sites participantes.
A camara-e.net ficou responsável pela elaboração de um Código de Ética. As lojas virtuais que aderirem ao projeto se comprometem a anunciarem ofertas reais na Black Friday. Caso a empresa não cumpra com o acordo, poderá sofrer uma suspensão temporária, a cassação do direito de utilização do Selo Black Friday Seguro (que identifica a credibilidade da promoção), a suspensão da próxima Black Friday e até mesmo exclusão definitiva. A regulamentação será válida para o site oficial da ação, que deve reunir ofertas de cerca de 120 lojas virtuais.
De acordo com Pedro Eugenio, CEO do Busca Descontos, a intenção é de que essas diretrizes funcionem para todos os eventos promocionais, tendo como início a Black Friday 2013, que será realizada durante as 24 horas do dia 29 de novembro. Ludovino Lopes, presidente da Camara-e.net, ressalta que os participantes devem obedecer a legislação vigente, em especial, o Código de Defesa do Consumidor, o Estatuto da Camara-e.net e o Código de Ética.
No intuito de melhorar a experiências dos consumidores durante a data promocional, o Busca Descontos já havia anunciado parcerias com o site Reclame Aqui, que irá ceder um canal exclusivo para o usuário que quiser denunciar ou reclamar sobre ofertas da Black Friday, e com o Instituto Sieve, especializado em inteligência de precificação no comércio eletrônico, que fará uma auditoria dos preços, sendo responsável pela identificação da veracidade das ofertas do site oficial da ação.
A empresa realizou ainda, no mês de agosto, o Black Friday Summit para a orientação de todos os setores envolvidos na iniciativa. O evento contou com a participação de representantes de grandes players do e-commerce como Netshoes, Walmart, TAM, Marisa, Sony, Cia Hering, Máquina de Vendas e Tiguana. Em sua última edição, a Black Friday Brasil movimentou R$ 217 milhões, segundo a ClearSale, alta de 117%.
Compartilhe
Veja também
O Boticário abre loja onde clientes trocam embalagens vazias por brindes
Ação será realizada entre os dias 23 a 25, na loja conceito de Pinheiros, em São Paulo; vale embalagens de cosméticos de beleza de qualquer marca
Budweiser lança embalagens temáticas da Copa do Mundo de Clubes
Patrocinadora oficial da competição trará identidade visual inspirada nos elementos do torneio para as versões Bud regular e Bud zero