Eisenbahn investe em formação cervejeira

Buscar

Eisenbahn investe em formação cervejeira

Buscar
Publicidade

Marketing

Eisenbahn investe em formação cervejeira

Marca da Heineken apresenta novo posicionamento e campanha para diferentes consumidores do produto


19 de julho de 2018 - 9h05

Marca quer mostrar que há um tipo de cerveja para cada ocasião e para cada perfil (crédito: divulgação)

A cultura das cervejas artesanais está em plena ascensão, mas ainda não faz parte do cotidiano da maior parte dos consumidores brasileiros. Embora o Brasil, maior fabricante mundial de cervejas, represente um copo cheio para marcas de cervejas especiais, as marcas do tipo pilsen ainda dominam 98% das vendas. Os dados são da Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe).

A Eisenbahn, cervejaria de Blumenau criada em 2002, que atualmente pertence ao Grupo Heineken, quer ganhar maior alcance junto ao consumidor de pilsen e também entre os amantes de cervejas especiais. Na quarta-feira, 17, a marca lançou seu novo posicionamento e campanha com a assinatura “Todos a bordo”, criados pela agência Suno United Creators. A ideia é mostrar que existe um estilo de cerveja para cada ocasião de consumo e perfil de consumidor. A campanha inclui peças para mídia impressa, televisão, digital e OOH.

Karina Pugliesi, gerente de marca da Eisenbahn, afirma que, para muitos brasileiros, a gôndola de cervejas especiais pode ser intimidadora. “O consumo de cervejas artesanais no Brasil, apesar de estar crescendo, ainda é muito incipiente. Parte disso deve-se ao fato de que a maioria dos consumidores brasileiros nunca experimentou outro estilo de cerveja que não seja a pilsen. Os preços praticados para as cervejas especiais também inibem qualquer novo consumidor a experimentar um novo rótulo”, explica a gerente.

Com o novo posicionamento, a Eisenbahn também quer conquistar novos mercados no País. Apesar do crescimento nos últimos dois anos, Karina explica que a marca ainda é pouco conhecida entre os brasileiros, e tem seu consumo concentrado na região Sul e Sudeste. O desafio, com a atual campanha, é levar o nome da marca também para outras regiões.

Para se aproximar dos geeks da cerveja, pequenos fabricantes e profundos conhecedores da bebida, a marca se posiciona como uma parceira. Uma das iniciativas nesta direção é o programa “Mestre Cervejeiro”, reality show exibido no canal TNT, que em agosto estreia sua segunda edição no canal Multishow. O programa se propõe a escolher o melhor produtor de cervejas artesanais do Brasil (veja vídeo abaixo).

“Existe um grupo pequeno de brasileiros que produzem e comercializam seus próprios rótulos. Porém, hoje sofrem pressão das grandes companhias que se blindam e impedem o crescimento das menores”, afirma, explicando o cenário do mercado independente de cervejas.

Outro elemento da estratégia da marca está no patrocínio de eventos. Em outubro, a marca estará presente na festa Oktoberfest, em Blumenau e em São Paulo. “A ideia é fazer com que a marca funcione como porta de entrada para o mercado — muito mais vasto — de cervejas artesanais. Desde 2015, a marca direciona todas as suas ações para assegurar isso, e o novo posicionamento é mais uma ação em direção a este objetivo”, afirma Karina.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    Marca do Grupo Boticário estará presente no Bumbódromo, nas festas dos bois Caprichoso e Garantido e em festas de rua

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas