Reabertura de Inhotim: um recomeço para Brumadinho

Buscar

Reabertura de Inhotim: um recomeço para Brumadinho

Buscar
Publicidade

Marketing

Reabertura de Inhotim: um recomeço para Brumadinho

Centro cultural e turístico retomará atividades neste fim de semana, após período fechado em consequência do desastre na mina da Vale, no Córrego do Feijão


8 de fevereiro de 2019 - 11h59

Obra Celacanto provoca Maremoto, de Adriana Varejão (Crédito: Eduardo Eckenfels)

Fechado desde o dia do rompimento da barragem da mina Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), que colapsou em 25 de janeiro e até o momento deixou um saldo trágico de 150 mortos, o Instituto Inhotim será reaberto neste sábado, 9. Nessa data, o espaço, que é um dos principais pontos turísticos e culturais do País, terá entrada gratuita e horário de funcionamento das 9h30 às 17h30. No comunicado anunciando a reabertura, os responsáveis por Inhotim exaltam o fato de que retomar as atividades é parte de um recomeço para a própria cidade, dado o papel da arte, do meio ambiente e da educação para o desenvolvimento humano e social.

Na entrevista a seguir, Antonio Grassi, diretor executivo do Inhotim, fala sobre o impacto do acontecimento sobre o Instituto e comenta que tem recebido manifestações de apoio de algumas empresas, e recebeu contato da própria Vale, mas sem discutir até o momento qualquer tipo de compensação ao espaço cultural. Aberto desde 2006, Inhotim já recebeu milhares de visitantes do Brasil e de outros países e é palco de eventos como o MECAInhotim e IronRunner, programados para acontecer, respectivamente, em maio e julho.

 

Magic Square, de Helio Oiticica (Crédito: Rossana Magri)

Meio & Mensagem – Como o Inhotim se envolveu com a comunidade local no enfrentamento dessa tragédia ambiental e humana?
Antonio Grassi – Logo no dia da tragédia, na sexta-feira, a prioridade do Instituto Inhotim foi entender a situação de seus funcionários moradores de Brumadinho e prestar todo o apoio inicial necessário. Nossa equipe de RH mapeou os colaboradores diretamente atingidos e prestou apoio psicológico e solidariedade. A tragédia provocou impactos diretos no Instituto, uma vez que, dos cerca de 600 funcionários do Museu, 80% moram na região. Desses, 41 têm familiares próximos desaparecidos ou com óbito confirmado. Os gestores realizaram visitas presenciais às famílias e estiveram em reuniões, solenidades e cultos realizados, de forma a expressar todo o apoio, cuidado e carinho que um momento como este exige. O Inhotim também fez contato com os órgãos competentes e se colocou à disposição para dar todo o suporte possível. Também procuramos a Defesa Civil para fornecer um laudo garantindo a segurança da área de visitação do Instituto. Além disso, a Instituição vem usando seus canais de comunicação para ampliar as informações oficiais que estão sendo disponibilizadas. As redes sociais do Inhotim divulgaram mensagens para voluntários e interessados em ajudar as vítimas. A situação da região está sendo avaliada diariamente pelo Comitê de Crise formado no Instituto para entender os impactos do desastre e traçar medidas em conjunto com os órgãos competentes em busca de minimizar danos e encontrar soluções e alternativas que ajudem a cidade e a comunidade a se reerguerem. Outra decisão importante foi a de suspender a visitação por duas semanas em respeito à comunidade. Na quarta-feira, 06/02, 12 dias após o rompimento da barragem, o Inhotim retomou suas atividades para poder reabrir neste sábado, 9/02, e ofereceu uma programação de acolhimento aos funcionários. Realizamos um café da manhã especial, uma conversa sobre resiliência, sessões de meditação, ioga e atividades ligadas à memória da comunidade. Tivemos um retorno muito positivo e sentimos da equipe a percepção de que é necessário retomar a vida para conseguirmos coletivamente recomeçar.

Sonic Pavillion (Crédito: William Gomes)

M&M – Qual foi o impacto para o próprio instituto e sua agenda para o ano? E como está sendo essa reorganização a partir da reabertura no sábado, 9 de fevereiro?
Grassi – A onda de lama não atingiu as dependências do Inhotim, não havendo vítimas nem prejuízo às obras, jardins e outras instalações do Museu. No entanto, por recomendação da Polícia Civil, o Museu foi esvaziado logo após o rompimento da barragem, na tarde do dia 25 de janeiro. A ação transcorreu de maneira positiva e visitantes e funcionários saíram em segurança do Parque. Em solidariedade às vítimas da tragédia, o Museu fechou as portas por duas semanas, não recebendo visitantes nesse período. No dia da reabertura, programada para este sábado, a Instituição vai oferecer entrada gratuita a todos e fazer um minuto de silêncio em homenagem às vítimas. É uma forma de simbolizar que o Museu está de portas abertas para a comunidade nesse momento de dor. O fechamento temporário não impacta nas atividades previstas para o ano.

M&M – Quantos visitantes o Instituto já recebeu até hoje e quantos deixou de receber nesse período em que esteve fechado?
Grassi – Desde que abriu as portas para o público, em 2006, o Inhotim já recebeu três milhões de visitantes de todo mundo – essa marca foi alcançada em agosto do ano passado. O Instituto recebe, aproximadamente, 350 mil visitantes por ano. Janeiro é o segundo melhor mês de visitação, depois de julho. A média de visitação do mês de janeiro dos últimos 5 anos é de 36 mil, isto é, cerca de 9 mil pessoas por semana. Usando esses números como uma base de comparação, o Inhotim pode ter deixado de receber em torno de 18 mil visitantes nas duas semanas em que a visitação foi suspensa.

Lago com vista para a obra Magic Square (Crédito: Rossana Magri)

M&M – O Instituto tem apoio/patrocínio de empresas para seu funcionamento no dia a dia? Que tipo de relacionamento busca ter com o mundo empresarial?
Grassi – O orçamento do Inhotim é composto por patrocínios, bilheteria, prestação de serviços, locação de espaços e doações. A política de patrocínios é fundamental para a manutenção e preservação do Inhotim. Por meio de parcerias com empresas, o Instituto consegue viabilizar projetos que ajudam no desenvolvimento humano, social e econômico da região – em sua maioria, têm foco em alunos de escolas públicas de Brumadinho. Desde o rompimento da barragem, o Instituto está recebendo muitas manifestações de apoio de entidades parceiras que querem contribuir com a reconstrução da cidade e veem no Inhotim uma possibilidade de ajudar no futuro da região. O Instituto está sempre em busca de fortalecer a relação com seus patrocinadores e em busca de novas parcerias. Um bom relacionamento com o setor empresarial é essencial para a perenização do Museu e para a viabilização de seus projetos e atividades.

M&M – Teve algum apoio especial para voltar a funcionar? A própria Vale tem sinalizado algum tipo de compensação para o Instituto?
Grassi – Como mencionado na resposta anterior, o Instituto está recebendo muitas manifestações de apoio de entidades parceiras, instituições e artistas que querem contribuir com a reconstrução da cidade e veem no Inhotim uma possibilidade de ajudar no futuro da região. Até o momento, o Museu não recebeu sinalização de compensação financeira, mas a diretoria da Vale está em contato. Depois da reabertura, o Museu vai buscar novas parcerias a partir dos projetos que estão sendo elaborados com foco na comunidade atingida.

M&M – Como o rompimento dessa barragem afetará a imagem de Brumadinho e do próprio Inhotim? Têm receio de que o fato de estarem na região que por um tempo longo terá a marca dessa catástrofe poderá afetar, por exemplo, a visitação (e até tornar mais difícil atrair para o espaço eventos como o Meca, que realizam, ou novos patrocinadores/apoiadores)?
Grassi – O Inhotim e a área urbana de Brumadinho estão, respectivamente, a 18 km e 15 km da área diretamente afetada. Apesar das dependências do Instituto não terem sido atingidas pela lama, entendemos que a imagem da região ficou associada à cena do desastre, que, sem dúvida, marcará este episódio terrível que ainda estamos vivendo. Acreditamos que a retomada das atividades da Instituição será uma das principais forças para ajudar Brumadinho a vencer essa primeira etapa de luto. Além disso, visitar o Inhotim e movimentar a economia ligada ao turismo, como hotéis, restaurantes, pousadas e serviços, terá papel fundamental na reconstrução do município.

Jardim Veredas (Crédito: Rossana Magri)

M&M – Quais as principais atrações previstas no Inhotim em 2019?
Grassi – Por enquanto, o Instituto tem confirmada a realização do festival MECAInhotim, em maio, e da corrida IronRunner, em julho. O Plano Anual de Atividades e Manutenção (PAA) do Instituto para 2019 inclui exposições, apresentações culturais, shows, cursos, festivais, além da manutenção do espaço museológico. A realização das atividades previstas no plano, no entanto, dependem da captação de recursos. Entre as atividades do PAA 2019 estão:

O projeto “Exposições Temporárias 2019”, que prevê a inauguração de uma nova mostra na Galeria Mata – uma das quatro galerias temporárias do Inhotim. A ideia é apresentar trabalhos de artistas como Aleksandra Mir, Rodrigo Matheus, Jorge Macchi, Navin Rawanchaikul e On Kawara. Outra proposta no campo artístico é reabrir uma das alas da Galeria Claudia Andujar com desenhos produzidos pelo artista Joseca Yanomami.

O Festival Ambiental 2019, com o intuito de debater questões ligadas a sustentabilidade, conservação da biodiversidade, criatividade e cultura.

Outros destaques do plano são as Ocupações Temporárias – com apresentações que emergem de residências artísticas e intercâmbios de pesquisa, incluindo espetáculos de dança, intervenções e mostras – e o Inhotim Noite Aberta, cuja proposta é estimular novos olhares sobre os acervos e espaços do Museu a partir de apresentações teatrais e musicais realizadas depois do horário de visitação comum do Instituto.

 

*Crédito da foto no topo: Rossana Magri

** A nota foi atualizada às 19h33.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    Marca do Grupo Boticário estará presente no Bumbódromo, nas festas dos bois Caprichoso e Garantido e em festas de rua

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas