Consumo: PIB crescerá 2,5%, diz Mantega
Ministro da Fazenda participou de evento promovido pela agência Corpora, nesta segunda-feira, 2, em São Paulo
Guido Mantega participou de encontro promovido pela agência Corpora na manhã desta segunda-feira, 2, em São Paulo. Durante o evento, o ministro da Fazenda projetou alta de 2,5% no PIB do terceiro trimestre de 2013. O resultado oficial será divulgado na terça-feira 3. De acordo com Mantega, o resultado do ano todo deve ficar em patamar similar. Em 2012, o crescimento do PIB foi de 0,9%.
Além do ministro da Fazenda e dos sócios da TBWA na Corpora – Luiz Lara, José Victor Oliva e Dalton Pastore –, o seminário “Brasil uma visão de 10 anos” contou com a participação de Rubens Ometto Silveira Mello, presidente da Cosan, Guilherme Loureiro, presidente do Walmart Brasil, Antonio Jorge Kropf, vice-presidente da Amil, e Francisco Mesquista Neto, presidente do Grupo Estado. Cada um deles fez uma apresentação sobre expectativas para o desenvolvimento do País ao longo da próxima década.
Ao comentar o PIB do terceiro trimestre, Mantega classificou 2012 como o “fundo do poço” para a economia brasileira e fez projeções otimistas para os próximos anos, nos quais o crescimento do País deve ser impulsionado pelo investimento em infraestrutura. “Nossa estratégia é assumir em parte o que China e Índia fizeram nos últimos anos”, revelou, ao lembrar os investimentos dos países orientais em formação bruta de capital fixo (máquinas, equipamentos e material de construção).
O mercado interno, propulsor do crescimento do Brasil na última década, foi citado apenas como a terceira dentre as cinco forças dinâmicas do desenvolvimento do Brasil para os próximos dez anos. O ministro estimou uma média de 4% de alta para o PIB brasileiro neste período.
